Facebook adiciona campo "Habilidades Profissionais" e mira no Linkedin

Por Redação | 09 de Setembro de 2013 às 17h10
Tudo sobre

LinkedIn

O Facebook está adicionando novas funções na rede social que podem colocá-lo como um concorrente direto do Linkedin, a rede social para profissionais com mais de 230 milhões de usuários.

Segundo o site Sociobits.org e o The Next Web, um porta-voz da companhia confirmou que eles estão realmente testando a opção onde o usuário poderá adicionar suas habilidades profissionais em uma nova sessão "trabalho e educação" na sua timeline.

Atualmente, o Facebook já permitia colocar dados das empresas que você trabalhou e ainda trabalha na sessão "Trabalho e educação", mas este novo passo que a rede social deve tomar permitirá que usuários encontrem outras pessoas para vagas de emprego. Assim, o Facebook entraria definitivamente na área onde o Linkedin reina absoluto por hoje.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Habilidades profissionais

Na verdade, o Facebook tem um potencial para ser uma ferramenta ainda mais poderosa que o Linkedin. Com a Busca Social, que foi apresentada em janeiro deste ano mas ainda está chegando a todos os usuários da rede, as possibilidades são infinitas.

Procurar por "amigos de empregados da minha empresa com habilidades em marketing", por exemplo, é uma boa maneira de selecionar candidatos para uma vaga de emprego. Você pode ainda refinar essas buscas com algo como "Amigos que trabalham com marketing que curtiram a página da minha empresa". E o Facebook possui os dados de 1 bilhão de perfis, um número bem superior ao Linkedin.

É verdade que o Facebook está copiando funções do Linkedin, mas com o poder de sua base de usuários, eles podem fazer até melhor - e não é como se o Linkedin nunca tivesse copiado alguma função do Facebook antes.

Esse não é o primeiro indício de que o Facebook quer ampliar sua atuação. No ano passado, a empresa anunciou uma parceria com o US Department of Labor e outras agências para lançar o Social Job Partnership, um aplicativo social que permite que os usuários norte-americanos busquem por novos empregos.

O novo campo "Habilidades Profissionais" já está sendo liberado aos poucos a todos os usuários. Por aqui no CanalTech, ele já deu as caras para alguns de nós.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.