Facebook abre inscrições para programa de fomento de aplicativos

Por Redação | 18 de Maio de 2014 às 23h02

Cumprindo o prometido, o Facebook iniciou nesta quinta-feira (15) as inscrições públicas para o FbStart, seu programa de fomento para aplicativos móveis. Podem se inscrever desenvolvedores de software que já tenham programas rodando nas plataformas Android e iOS há pelo menos 30 dias.

Aos interessados, basta preencher alguns dados, explicar a ideia por trás de sua aplicação para o Facebook e aguardar a resposta, que chega em algumas semanas. De acordo com a empresa, o app nem mesmo precisa estar integrado à rede social para participar, já que a ideia é promover a plataforma como sistema de anúncios e também ajudar os softwares a crescerem.

As soluções aprovadas terão acesso irrestrito ao Parse, tecnologia do Facebook que facilita a integração de apps com os sistemas da rede social, e também ganharão créditos para anunciar na plataforma. Além disso, a empresa também vai prover o acesso a ferramentas de contratação de novos funcionários, testes de usabilidade e funcionamento, gerenciamento de documentos e conferências em vídeo para que os desenvolvedores possam resolver eventuais problemas ou melhorar seus produtos.

Mesmo quem já começou e está em um bom caminho pode ser escolhido para o FbStart, já que o Facebook separa os aprovados em duas categorias de investimento. A primeira, Bootstrap, é para quem está começando e garante o equivalente a US$ 5 mil em anúncios e soluções. Já a Accelerate, como o nome já diz, é voltado para aplicativos que querem ganhar usuários e crescer, com o total de fomentos na casa dos US$ 30 mil.

Entre as empresas que são parceiras do Facebook no programa de incentivo estão a Adobe, Hootsuite, Quip, Asana e Mail Chimp. A rede social já promete trazer mais aliados para a empreitada, que tem as startups como preferência e também promete ampliar ainda mais o foco da plataforma como um bom nicho para aplicativos mobile.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.