Facebook Home: negociações com a Apple podem levar novidade ao iOS

Por Redação | 16.04.2013 às 08:30 - atualizado em 16.04.2013 às 09:44

O Facebook Home, aplicativo lançado na última semana que altera a tela de bloqueio do Android, pode realmente ir parar no iOS – pelo menos no que depender de Adam Mosseri, Diretor de Produto do Facebook. Em uma entrevista à Bloomberg, ele afirmou que a empresa de Mark Zuckerberg estaria em contato com a Apple – possivelmente para viabilizar as novidades do Home também no sistema operacional móvel da maçã.

Funcionando como uma espécie de launcher, o Facebook Home propõe grandes alterações ao sistema operacional, o que seria uma barreira para ser aceito na Apple, empresa conhecida por suas políticas rígidas em relação à alteração de seus sistemas. Mesmo assim, a parceria pode ser possível.

“Nós temos um ótimo relacionamento com a Apple. Qualquer coisa que aconteça com a Apple vai acontecer na parceria. O Android, do Google, é aberto, então nós não precisamos trabalhar com eles”, disse Zuckerberg durante o anúncio do Home.

Home em partes

Dificilmente a Apple estará disposta a deixar o Facebook alterar a tela inicial do iOS. Por isso, especula-se que apenas alguns elementos do Home, como o Chat Heads, serão implementados no app.

Facebook

Reprodução: Canaltech

Ao ser questionado pela Bloomberg, Mosseri fez mistério sobre detalhes da negociação. “Pode ser e pode não ser o Home. Nós poderíamos apenas trazer alguns dos nossos conceitos de design para dentro do app de iOS. É assim que pode acabar. Ou nós poderíamos apenas desenvolver uma tela de bloqueio. Talvez nem se chame Home, chame-se outra coisa”, afirmou.

Um Home para governar a todos

Apesar de toda a expectativa durante seu lançamento, o Facebook Home não agradou os usuários. Com diversos reviews negativos na Google Play, o software ainda precisa de muitas melhorias. Mesmo assim, Zuckerberg parece estar apostando no produto e, além das negociações com a Apple, a empresa estaria em contato com a Microsoft para implementar a novidade também no Windows Phone.

Segundo o Gartner, o Android é hoje o sistema operacional móvel com a maior fatia de mercado (69,7%), seguido pelo iOS (20,9%). O Windows Phone fica com meros 3%, na quarta posição, logo atrás da BlackBerry (3,5%).

Fonte: Bloomberg, <a href="http://www.pocket-lint.com/news/50894/facebook-home-brin