Facebook: 8 em cada 10 internautas brasileiros possuem perfil na rede social

Por Redação | 22.08.2014 às 14:10

Não é novidade que o Facebook é a maior rede social do planeta. Mas a companhia de Mark Zuckerberg está se expandindo a cada ano. E de acordo com novos números divulgados pela empresa, a plataforma conta hoje com 1,32 bilhão de usuários ativos que se conectam ao serviço pelo menos uma vez ao mês – um crescimento de 14% ao longo dos anos.

Desses mais de um bilhão de internautas, 62,2% afirmam usar o Facebook diariamente, totalizando 829 milhões de pessoas que checam seus perfis na rede, no mínimo, uma vez ao dia (aumento de 19% ano após ano). A plataforma dominante são os dispositivos móveis, que respondem por 1,07 bilhão dos acessos realizados entre janeiro e 30 de junho deste ano (crescimento de 31%).

No Brasil, os números são ainda mais expressivos. De acordo com o G1, 80% dos internautas brasileiros possuem uma conta no Facebook. Os dados referentes ao segundo trimestre de 2014 indicam que 89 milhões de pessoas no país se conectam ao site todos os meses. São mais de 107,7 milhões de internautas, sendo que, desse total, 66,2% acessam o Facebook todos os dias – ou seja, quando o assunto é fazer login na rede social, a média brasileira é maior do que a global.

O acesso por meio de tablets e smartphones também já supera a utilização do Facebook pelo computador. Segundo a empresa, 68 milhões de pessoas (55%) acessam suas contas no serviço através de aplicativos e de dispositivos móveis.

Não é só no Facebook que os brasileiros costumam gastar vários minutos por dia. Um levantamento recente da SurveyMonkey constatou que os usuários nacionais passam em média 13,8 horas conectados às redes sociais, dos quais 41% compartilham conteúdos relacionados à promoção de uma causa e outros 21% têm proximidade com familiares e amigos como principal motivação para usar esse tipo de serviço. Além disso, 71% dos internautas brasileiros estão engajados em sites como o Twitter e o próprio Facebook, atrás apenas da China (80%) e Hong Kong (73%).

Um outro estudo, desta vez divulgado pelo Conecta, revelou que os usuários brasileiros de internet com idades entre 15 e 32 anos têm, em média, perfil em sete redes sociais diferentes. O Facebook é o mais popular (96% possuem perfil),seguido pelo YouTube (79%), Skype (69%), Google+ (67%) e Twitter (64%).