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Estudo revela relação do Twitter com audiência de TV

Por| 08 de Agosto de 2013 às 09h40

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Estudo revela relação do Twitter com audiência de TV
Estudo revela relação do Twitter com audiência de TV
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Um estudo divulgado pela Nielsen, empresa global de informações e mídia, apontou que tuítes podem influenciar no aumento dos pontos de audiência de programas de TV e vice-versa. O estudo segue uma pesquisa divulgada no início deste ano, que quantificou a correlação entre a audiência da TV e os posts no Twitter.

Utilizando uma ferramenta de monitoramento de audiência que reúne dados da rede social para determinar a audiência de canais de televisão, juntamente com a audiência coletada pelos programas já existentes da Nielsen, o instituto monitorou a transmissão de 221 episódios de programas do horário nobre.

Os resultados mostraram que a audiência da TV ao vivo teve um impacto estatisticamente significativo nos tweets em 48% dos episódios analisados, e que o volume de tweets causou mudanças também significativas nos índices de audiência da TV ao vivo em cerca de 29% dos episódios.

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Essa influência bilateral entre TV e Twitter pode oferecer à indústria da mídia uma melhor compreensão da interação entre os dois meios de comunicação. Vale ressaltar que esse é o primeiro estudo a quantificar a medida em níveis mais elevados do impacto causado entre telespectadores e tuiteiros.

"As empresas de mídia e os anunciantes já fizeram investimentos em mídias sociais de grande alcance como um meio de se envolver mais diretamente com seus consumidores, e nós acreditamos que existem oportunidades valiosas para o Nielsen realizar mais pesquisas que podem ajudar a quantificar a relação entre a televisão e a atividade de mídia social", disse Paulo Donato, diretor de pesquisa da Nielsen.

A relação entre Twitter e o estudo da audiência de televisão se deve muito à popularização dos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Para ter uma ideia, 80% dos usuários de smartphones e tablets nos Estados Unidos assistem à televisão ao mesmo tempo que usam seus aparelhos ao menos uma vez por mês, enquanto 40% costumam acessar pelo menos uma rede social enquanto assistem à programação televisiva.