Estudo revela dias e horários mais movimentados no Facebook, Twitter e Instagram

Por Redação | 29 de Agosto de 2014 às 08h05

Uma das primeiras coisas aprendidas quando se estuda mídias sociais é que deve-se publicar seu conteúdo quando seus clientes/seguidores estiverem online. Apesar da dica ser global, mensurar quando o usuário está online não é uma das coisas mais triviais e as informações quase sempre são desencontradas.

Para resolver o problema a ferramenta de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais Scup divulga anualmente o estudo Horários Nobres das Redes Sociais, que chega à sua quarta edição neste ano. Nele a ferramenta não só revela quais são os horários e dias da semana com mais publicações no Facebook e Twitter, como também, pela primeira vez, no Instagram.

Uma das principais constatações do estudo é que conquistar a atenção dos usuários nesses canais está cada vez mais difícil e é um dos principais desafios das empresas. Hoje, mais do que nunca, o sucesso de uma publicação depende das estratégias adotadas pela companhia nas redes sociais e que elas sejam baseadas na inteligência dos dados gerados pelos próprios usuários.

De acordo com Diego Monteiro, co-fundador do Scup, o estudo analisou mais de 86 milhões de publicações e comentários que foram coletados pela ferramenta em 2013. "Cada vez mais as agências e empresas precisam conhecer seu público nas redes sociais para direcionar o conteúdo certo, na rede certa e no horário com mais impacto", comentou Monteiro. "Por isso é importante mapear com quem você quer interagir e quais são os seus hábitos e costumes", destacou.

Comportamento dos usuários nos dias da semana

O estudo revelou que os usuários do Twitter e Facebook têm praticamente o mesmo comportamento quando o quesito em análise é a quantidade de publicações nos dias da semana. Durante a semana, as publicações nas duas redes sociais começam a aumentar na segunda-feira e atingem o ápice às quartas e quintas-feiras.

No fim de semana a situação se inverte, e o número de publicações diminui na mesma proporção em que as do Instagram aumentam.

Movimentação no Facebook é maior nas quintas-feiras

O relatório final também revelou que é a quinta-feira o dia em que o feed de notícias dos usuários do Facebook fica mais agitado. De todas as publicações analisadas na rede social, 16% delas foram feitas neste dia da semana.

Quanto aos horários, os momentos em que os usuários mais entram na rede social são no pré-almoço, das 11h às 12h, e no pré-saída do trabalho, das 16h às 17h.

Movimentação no Twitter é maior no meio da semana

A rede de microblogs, por sua vez, tem três dias nos quais a movimentação é maior do que o normal: terça, quarta e quinta-feira. De acordo com o estudo, o número de tuítes começa a aumentar na terça-feira às 11h, mas permanece praticamente estável durante todo o dia.

A coisa estoura mesmo quando o pessoal resolve piar mais no início da madrugada do dia, entre às 22h e 23h, quando a rede registra seu pico de atividade.

Mais fotos são compartilhadas no fim de semana no Instagram

Na contra-mão das duas outras redes sociais, o Instagram tem 32% de toda a sua movimentação ocorrendo aos sábados e domingos. Na semana, o comportamento dos usuários da rede de imagens é maior durante a noite, sobretudo após as 17h.

Ficou curioso para descobrir o horário que seus clientes/seguidores estão online? Então vale a pena conferir o relatório Horários Nobres das Redes Sociais completo.

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