Estudo mostra como as redes sociais têm influenciado a televisão

Por Redação | 07 de Agosto de 2014 às 06h45

As redes sociais estão mudando a forma como o telespectador encara a televisão. Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas através da internet, assistir televisão tornou-se de fato uma experiência coletiva. Além de ajudar os produtores a entender melhor a sua audiência, a interatividade proporcionada pela web abre novos caminhos para a mídia convencional.

Um estudo realizado pela empresa americana Nielsen Company revela alguns dados interessantes dessa revolução midiática causada pelas redes sociais.

A TV está sempre fazendo propaganda dela mesma, ou seja, exibindo trailers e pilotos de programas da grade; no entanto, agora esses anúncios estão por toda parte. A pesquisa realizou uma comparação ano a ano, e descobriu que 25% dos telespectadores relataram tomar conhecimento da grade de programação através das redes sociais. Uma forte referência para o que está sendo exibido em determinado momento na TV é o Twitter com seus Trending Topics.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Gráfico Nielsen

15% dos entrevistados disseram que gostam mais de assistir televisão quando as mídias sociais estão envolvidas. E a televisão tem cada vez mais investido no telespectador internauta, promovendo hashtags, exibindo comentários, criando espaços específicos para determinados programas.

Além de mídias sociais, os consumidores também estão usando a 'segunda tela' para se envolver em outras atividades digitais enquanto assistem televisão. Entre os jovens com idades entre 13 e 18 anos que possuem um smartphone ou tablet, mais de dois terços dos usuários disseram que sua principal atividade é navegar na internet, isto é, a 'segunda tela' para eles por fim é a televisão. 29% desses jovens disseram também que enviam mensagens para os amigos pela internet quando algo interessante acontece no programa que estão assistindo.

De acordo com a pesquisa, um adulto assiste em média 5 horas por dia de programas ao vivo na televisão, o que representa um aumento de 3% do ano de 2012 para 2013. Como resultado, o estudo conclui que o fenômeno provocado pelas mídias sociais na televisão não afeta somente a experiência do usuário e o desenvolvimento dos programas, mas também abre uma oportunidade valiosa para anunciantes no mercado digital.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.