Estudo confirma relação entre a audiência na TV e os comentários no Twitter

Por Redação | 21 de Março de 2013 às 13h46

A Nielsen, em parceria com a SocialGuide, divulgou nesta quarta-feira (20) os resultados do seu último levantamento sobre audiência na televisão norte-americana, e comprovou que a audiência dos programas televisivos também pode ser medida com relação aos comentários publicados pelos espectadores em redes sociais, como é o caso do Twitter - somente em 2012, 32 milhões de pessoas tuitaram sobre TV nos Estados Unidos.

O estudo revelou que o Twitter já pode ser considerado uma das três principais variáveis na medição de audiência televisiva, junto com as estatísticas do ano anterior e venda de publicidade. "Embora as contas do ano anterior representem a maior parcela no estudo de variabilidade de audiência, o Twitter também é considerado uma das três primeiras variáveis com as pessoas tuitando durante a apresentação do programa, mostrando o engajamento dos espectadores", afirmou em nota oficial Andrew Somosi, CEO da SocialGuide. "Esperávamos encontrar apenas a relação entre o Twitter e as audiências na TV, mas ele mostrou a força dessa relação".

A relação entre Twitter e o estudo da audiência de televisão se deve muito à popularização dos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Para ter uma ideia, 80% dos usuários de smartphones e tablets nos Estados Unidos assistem à televisão ao mesmo tempo que usam seus aparelhos ao menos uma vez por mês, enquanto 40% costumam acessar pelo menos uma rede social enquanto assistem à programação televisiva.

Nielsen/SocialGuide Twitter TV

Os analistas da Nielsen e SocialGuide identificaram que o aumento no fluxo de mensagens no Twitter durante um determinado período indica, consequentemente, um aumento na audiência de programas na televisão norte-americana em diversos grupos etários, principalmente, entre pessoas com 18 a 34 anos e de 35 a 49 anos. A pesquisa constatou que um aumento no fluxo do Twitter de 8,5%, na faixa etária mais jovem, corresponde a um crescimento de 1% na audiência em episódios de estreia e início de temporadas, enquanto um fluxo com aumento de 4,2% indica aumento de 1% na audiência de programas no meio da temporada.

Além disso, um aumento de 14% no fluxo de mensagens no microblog também indica crescimento de 1% na audiência de programas televisivos no grupo etário entre 35 a 49 anos de idade, refletindo uma maior relação entre o uso do Twitter e TV com esse público. Também nos dois grupos, os analistas encontraram a relação entre mensagens na rede social e a audiência de programas no meio da temporada, ou seja, um aumento de 4,2% e 8,4% nos tuítes corresponde a 1% de crescimento na audiência nos grupos entre 18 a 34 anos e 35 a 49 anos, respectivamente.

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