Estudo analisa as principais reclamações dos consumidores brasileiros no Twitter

Por Redação | 18 de Março de 2013 às 11h44

A empresa especializada em gestão em redes sociais E.Life divulgou recentemente os resultados do seu estudo sobre as principais reclamações dos consumidores brasileiros no Twitter, intitulado "Estudo #Fail". A pesquisa registrou 370 mil reclamações com o uso da hashtag #Fail no microblog relacionados a diversos produtos e serviços, e as empresas de internet e telefonia móvel foram as líderes de reclamações nas redes sociais nos últimos doze meses.

O estudo identificou que entre as 370 mil reclamações registradas, 12 mil faziam referência a problemas apresentados em serviços de telecomunicações. Entre as principais reclamações sobre o setor estão a falta de qualidade nos provedores de internet, queda no sinal e dificuldades para cancelar serviços e pacotes - os homens foram os que mais reclamaram sobre esses problemas no Twitter em 2012.

Em segundo lugar estão as reclamações no setor de Alimentos, principalmente, sobre os serviços de entrega 'delivery' com 4,7 mil críticas registradas pela E.Life. Outras áreas recordistas de reclamações são moda e vestuário com 3,1 mil críticas; jornais e revistas com 2,3 mil queixas no microblog; informática com 2 mil; aparelhos de telefone com 1,9 mil reclamações; e bancos com 1,8 mil queixas registradas pela pesquisa.

A empresa levantou os tweets com reclamações entre os meses de março de 2012 e março de 2013, que utilizavam a hashtag #Fail para expressar os problemas encontrados em produtos e serviços. Estima-se que as mensagens negativas sobre empresas e produtos tenha impactado 482.353.905 internautas ao longo do ano.

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