Estudo: Facebook está monitorando dados até de quem não usa a rede social

Por Redação | 31 de Março de 2015 às 12h00
photo_camera Gawker

Não é de hoje que a relação entre privacidade e redes sociais é debatida, no entanto um estudo feito por uma organização europeia revelou que a coisa é um pouco mais complicada do que muita gente acreditava. De acordo com a pesquisa encabeçada pela Comissão de Privacidade da Bélgica, o Facebook monitora as atividades de seus usuários e até mesmo de quem está de fora da página.

Pode parecer estranho, mas o resultado obtido mostra que até mesmo quem não possui uma conta na rede acaba ficando dentro do radar de Mark Zuckerberg a partir de alguns plugins sociais, como o próprio botão Curtir, e algumas outras artimanhas.

Segundo o comitê, o Facebook acompanha todas as informações coletadas por cookies que são enviados pelo seu computador. E você nem percebe que isso aconteceu porque as informações são obtidas a partir de outras páginas que possuem algum tipo de ligação com a rede, seja a partir de um complemento ou integração de contas. Basicamente, ele vasculha dados de navegação para acompanhar seu padrão de uso e comportamento.

Assim, você não precisa nem mesmo curtir a postagem ou coisa parecida, bastando entrar em um site para que Zuckerberg saiba o que você está fazendo, que tipo de conteúdo está consumindo e todas essas pequenas coisas dignas de um vilão que quer dominar o mundo.

Só que a descoberta não agradou em nada os órgãos responsáveis pela privacidade na internet na Europa. O continente possui leis bem rígidas em relação a isso e que proibem o monitoramento das atividades dos usuários sem sua expressa autorização. Assim, diante do resultado do estudo, pode esperar para ver novos capítulos dessa novela se desdobrando daqui para frente.

Isso tudo vai colocar a companhia sob investigação. Por enquanto, as autoridades europeias afirmaram que tudo ainda está em caráter preliminar, mas já adiantaram que ainda há muito o que desenterrar neste caso por conta da complexidade com que o Facebook distribui essas informações e, sobretudo, as reúne.

Fonte: The Next Web

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.