Estudiosos buscam "fórmula" para viralizar imagens em redes sociais

Por Redação | 31.03.2014 às 18:09

Garantir "curtidas" e compartilhamentos de uma imagem em redes sociais nem sempre é tão fácil quanto parece, principalmente quando há empresas que lucram com isso. Foi pensando no assunto é que Justin Cheng, estudante de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, decidiu dedicar seu estudo de doutorado para descobrir uma "fórmula para viralizar". As informações são da Folha de S. Paulo.

Cheng cruzou dados obtidos por pesquisadores da Universidade de Cornell e informações cedidas pelo Facebook para avaliar 150 mil imagens compartilhadas 9 milhões de vezes em um período de 28 dias.

A "fórmula para viralizar" uma imagem deve respeitar a relevância dos seguintes itens: tipo de imagem, presença de legenda, número de seguidores do usuário que postou e se ela foi tirada ao ar livre ou em close, além de outras variáveis.

Para chegar à tal "fórmula", Cheng e os pesquisadores utilizaram o feedback de robôs virtuais capazes de aprimorar seu conhecimento à medida que são usados, o que é denominado de "machine learning". Isso foi capaz de determinar quais imagens puderam dobrar a quantidade de compartilhamentos e a "máquina" conseguiu prever até 79,5% dos casos.

Como somente o Facebook foi utilizado, Cheng já adiantou saber das limitações de seu estudo. "Apesar das limitações, acreditamos que os resultados dão dicas gerais úteis em outros cenários", afirmou o pesquisador em entrevista à revista "Technology Review".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/03/1432062-pesquisadores-buscam-formula-para-determinar-que-conteudo-ira-viralizar.shtml