É o fim: Twitpic sela acordo com Twitter e deixará de existir

Por Redação | 27.10.2014 às 11:58
photo_camera Divulgação

Um mês após o Twitter ameaçar o Twitpic com um processo judicial e bloquear o acesso à API da rede social, parece que finalmente o serviço de compartilhamento de fotos deixará de existir. Numa publicação no blog oficial da empresa, o fundador do Twitpic, Noah Everett, afirmou ter chegado a um acordo com o Twitter.

"Nós não fomos capazes de encontrar uma maneira de manter o Twitpic independente. No entanto, estou muito feliz em anunciar que chegamos a um acordo com o Twitter para dar-lhes os arquivos de fotos e o domínio Twitpic, mantendo as fotos e links existentes. O Twitter compartilha o nosso objetivo de proteger nossos usuários e dados", disse o executivo na publicação antes de se despedir. "Eu quero dizer obrigado por permitirem fazer parte de suas memórias fotográficas por quase sete anos. Tem sido uma honra".

O Twitpic foi lançado em uma época em que o Twitter ainda não possuía uma plataforma específica para o compartilhamento de imagens. Além disso, o Instagram ainda não despontava como uma das principais redes sociais para compartilhar fotos pessoais. Visto que o serviço de imagens possuía conexão direta com as contas dos usuários no Twitter, era possível fazer o upload das imagens e publicá-las automaticamente no perfil da rede social.

Apesar da aquisição, os arquivos e links das fotos continuarão a existir. Vale a pena ressaltar, no entanto, que os arquivos só estarão disponíveis para visualização e os usuários poderão fazer o download de suas coleções de fotos para armazená-las localmente. O upload de novas fotos não será mais permitido.

Os aplicativos da ferramenta para Android e iOS já foram removidos da Google Play Store e da App Store há algum tempo.

Fonte: http://www.businessinsider.com/twitter-acquires-twitpic-domain-and-photo-archive-2014-10