"Dilma Bolada": batemos um papo com a Presidenta das redes sociais

Por Joyce Macedo | 13.09.2012 às 09:35 - atualizado em 13.09.2012 às 09:52

"Sou linda, sou diva, sou Presidenta. Sou Dilma! Sou uma sátira, se você não sabe o que é uma sátira, pega o número da fila do Bolsa Escola!". É assim a descrição da personagem Dilma Bolada, que tem feito o maior sucesso nas redes sociais.

Com um jeito divertido de abordar os mais variados temas, a personagem já cativou mais de 120 mil seguidores, que todos os dias acompanham seus comentários na web. Mas o perfil não conquistou apenas fãs: ele ganhou um prêmio internacional como melhor perfil fake do Twitter, o Shorty Awards. E a concorrência não foi fácil! Dilma Bolada estava concorrendo com cinco americanos e o júri era formado por americanos, jornalistas e pessoas da mídia estadunidense.

Entre um compromisso e outro, a presidenta das redes sociais encontrou um tempinho na agenda para bater um papo com o Canaltech. Jeferson Monteiro, o homem por trás dos comentários espontâneos da presidenta fake, nos contou que se deu bem por causa de Dilma Bolada e conquistou um emprego graças ao perfil.

Jeferson é um carioca, estudante de Administração. Ele tem 22 anos e hoje trabalha com criação e conteúdo para mídias sociais em uma produtora de filmes no Rio.

Quem acredita que a personagem foi criada com o intuito de conquistar multidões de fãs, está enganado. Segundo o rapaz, tudo começou de uma maneira bem despretensiosa. "Na verdade, o intuito desde o começo sempre foi passar tempo, me divertir e divertir outras pessoas. Sempre gostei muito de internet e redes sociais, no meu twitter pessoal tenho mais de 40 mil seguidores e sempre tive o hábito de fazer comentários sobre tudo que acontece, desde notícias do dia a dia até programas de TV. Então, acabei criando esse perfil de humor da Presidenta Dilma. Achei perfeito na época pois ela é uma pessoa centrada e, mesmo sendo uma figura pública, pouco se conhece sobre o lado pessoal dela. Desta forma, surgiu a 'Dilma Bolada' pra brincar com o imaginário dos seguidores", diz Jeferson.

Ele conta ainda que sempre foi muito interessado nos mais diversos assuntos - entre eles, política. Hoje ele conta que procura entender muito mais do assunto para alimentar o perfil. Quem acompanha a Dilma Bolada sempre encontra notícias atualizadas sobre diversas decisões políticas do Brasil.

Jeferson diz que o público mantém uma relação muito próxima com a personagem. Ele, inclusive, mantém o "PerguntePraDilma", onde os internautas podem enviar suas perguntas e a Dilma Bolada responde do jeito que só ela sabe fazer.

Pergunte Pra Dilma

"Eu não faço mais o Dilma Bolada sozinho, é uma grande parceria, se é assim que podemos chamar. Recebo sugestões, dicas, às vezes os seguidores falam onde a Presidenta está. Vejo que muita gente está mais interessada na vida pública da Presidenta por causa do perfil e acho isso ótimo", completa.

Ele afirma que nunca teve problemas relacionados à verdadeira presidenta do país - pelo contrário, disse que muitas pessoas próximas a ela seguem os perfis, tanto no Twitter quanto no Facebook.

Para os fãs, Jeferson garante que tem um novo projeto em mente - que ainda pode demorar um pouco porque envolve mais pessoas -, e tem certeza que todos vão adorar. O que será que vem por aí?