De olho no mercado emergente, Facebook compra empresa que facilita acesso à web

Por Redação | 04 de Junho de 2014 às 12h50

O Facebook parece já estar de olho no próximo bilhão de usuários, e tem investido pesado no potencial de crescimento da plataforma nos mercados de países emergentes. Como parte dessa estratégia, a companhia acaba de adquirir a Pryte, empresa finlandesa que busca facilitar a utilização de aplicativos de Internet por usuários de telefonia móvel.

De acordo com o site Tech Crunch, os termos do acordo não foram revelados, mas uma porta-voz da Pryte teria confirmado a negociação, que logo em seguida foi anunciada no site da empresa.

O serviço, que ainda não foi lançado publicamente, procura tornar mais fácil o acesso a serviços online para consumidores sem assinatura de planos de dados junto às operadoras, por meio da venda de passes de curto prazo que darão acesso a determinados aplicativos móveis, como Facebook ou Foursquare.

O que é mais interessante sobre esta aquisição é que ela promove o trabalho que o Facebook vem fazendo para tornar a internet mais acessível para as massas. Isso inclui o trabalho que o Facebook começou anos atrás com o projeto Facebook Zero, em que uma versão mais simples da rede social, sem conteúdo multimídia, foi disponibilizada para tornar mais prático o acesso através de conexões mais lentas. Em 2011 a companhia adquiriu também o Snaptu, um aplicativo que possibilitava qualquer tipo de dispositivo com acesso a internet utilizar serviços populares como Facebook, Twitter, Flickr, etc.

O futuro da Pryte ainda é incerto, a startup tem apenas um ano de idade, mas acumula algumas experiências e relações de trabalho com operadoras de telefonia móvel, especialmente nos valiosos mercados emergentes. Pois o que acontece é que mesmo nos casos em que há um grande número de dispositivos sendo ustilizados, em regiões como a África por exemplo, muitos consumidores não têm acesso aos serviços de dados porque eles são muito caros. Soluções como a que a Pryte está desenvolvendo são um grande passo no sentido de preencher essa lacuna e democratizar o acesso à internet.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.