Conheça o novo feed de notícias do Facebook

Por Joyce Macedo | 07 de Março de 2013 às 16h01

Depois de muitas especulações e testes diversos, o Facebook finalmente mostrou ao mundo o seu novo Feed de Notícias durante um evento que aconteceu na sede da empresa, na Califórnia, na tarde desta quinta-feira (7). A novidade representa a primeira grande mudança no serviço desde o polêmico lançamento da Timeline em 2011.

O CEO Mark Zuckerberg fez questão de ressaltar que o Feed de Notícias é uma das coisas mais importantes que a rede social já construiu. Ele também explicou que a ideia é transformar o serviço em uma espécie de "jornal mais personalizado", e que as histórias dos usuários merecem ser exibidas com "mais do que apenas texto". O foco principal do novo Feed está voltado basicamente para três itens: imagens maiores, múltiplos feeds e consistência móvel.

Fotos e vídeos

Em relação às imagens, fotos e vídeos, elas não aumentam apenas em tamanho, mas também em quantidade. "Anunciantes querem coisas realmente importantes, como amplas fotos ou vídeos, e, historicamente, a gente não tem entregado isso", explicou Zuckerberg. Mas provavelmente os usuários também vão gostar desse novo Feed mais colorido.

Novo feed de notícias do Facebook

Imagem: Reprodução

Múltiplos feeds

As fotos, as músicas que seus contatos estão ouvindo, suas páginas preferidas, feed de games da rede social, enfim, tudo será organizado como os cadernos de jornais - aproveitando a deixa de Zuckerberg em relação ao "jornal personalizado". A ideia é mostrar em primeiro lugar aquilo que o usuário mais gosta, por exemplo, se ele acessa o feed de músicas todos os dias, ele será apresentado primeiramente.

Novo feed de notícias do Facebook

Imagem: Facebook

Consistência móvel

Chris Struhar, designer do aplicativo mobile do Facebook, também falou durante o evento e explicou basicamente que "o design foi alterado para parecer mais móvel, e não o contrário". Segundo o Facebook, "agora as melhores partes do Facebook para dispositivos móveis também estão na web". Em geral, o novo Feed parece bem mais clean e agradável.

Novo feed de notícias do Facebook

Imagem: Facebook

O evento foi bem curto, mas o suficiente para mostrar as novidades que vêm por aí. Quem quiser entrar na lista de espera para experimentar a nova página inicial da rede social deve entrar no facebook.com/newsfeed e se cadastrar. Confira o vídeo de apresentação divulgado pelo Facebook, e logo abaixo nossa galeira com imagens do novo layout.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.