Como usar o LinkedIn

Por Joyce Macedo

O LinkedIn está em alta. Nunca uma rede social foi tão utilizada para realizar contatos profissionais, arrumar emprego ou divulgar aos quatro ventos que você está "disponível para avaliar as opções do mercado".

Atualmente, mais de 175 milhões de profissionais utilizam o LinkedIn para compartilhar informações, ideias e oportunidades. Além disso, pesquisas recentes mostraram que 93% dos recrutadores buscam candidatos no LinkedIn. Mas e você, já criou o seu perfil?

Vamos dar algumas dicas, desde os passos iniciais, para você usufruir dessa ferramenta voltada para os negócios.

Criando um perfil

Cadastrar-se na rede social é bem fácil. Acesse o site www.linkedin.com, em seguida preencha os campos solicitados na caixa 'Cadastre-se hoje mesmo no LinkedIn'. Digite seu nome, sobrenome, e-mail e a senha que deseja utilizar. Em seguida clique em 'Cadastre-se agora'. Depois basta seguir as demais etapas apresentadas (endereço, cargo, empresa etc).

Como usar o LinkedIn

Um e-mail será enviado para sua caixa de entrada para que confirme sua autenticidade. Prontinho, agora vamos ajustar os detalhes e deixar seu perfil mais rico.

Personalizando seu perfil

Não se esqueça jamais que essa é uma rede social voltada para o lado profissional, portanto, utilize apenas informações pertinentes e deixe seus recadinhos pessoais para o Facebook. Uma dica importante: é possível vincular seus tweets ao LinkedIn, mas faça isso apenas se você utilizar sua conta no Twitter para postar assuntos profissionais ou que acrescentem algo.

Inserir seus dados é bem simples, e o LinkedIn vai sempre exibir mensagens para te ajudar a melhorar o seu perfil na rede social. O seu perfil no LinkedIn é o seu currículo, portanto, você precisa preencher os registros referentes aos seus empregos atuais e anteriores.

Descrições como cargo, empregador, ramo de atividade, período e uma breve descrição das atividades realizadas, são bem vindas. Quanto mais informações relevantes a respeito da sua vida profissional você colocar, melhor. Além disso, também é importante informar sua Formação Acadêmica.

Como usar o LinkedIn

O LinkedIn fornece outras opções que ajudam a deixar a sua página mais interessante e completa, como, por exemplo, a área de Aplicativos, onde você poderá vincular alguns apps para enriquecer o seu perfil. Mas, aqui, não há nada parecido com o FarmVille. Uma das opções é o 'Reading List Amazon', por exemplo, onde você pode compartilhar os livros que está lendo com os outros usuários. Ou o 'Wordpress', que permite um vínculo direto com o conteúdo do seu blog, caso mantenha um.

Também existe o espaço para que pessoas escrevam 'Recomendações' sobre você e seu trabalho, informações sobre seu site, twitter, interesses, premiações etc. Detalhe importante: não se esqueça de escolher uma boa foto para o seu perfil, pois ela será a sua imagem perante o recrutador.

Outra opção é importar um arquivo que já possua seu currículo cadastrado. Basta selecionar a opção 'Importe seu currículo para criar seu perfil em minutos', que fica do lado direito da tela de edição do perfil.

Gerenciando seus contatos

Com sua página de perfil completa, agora é hora de buscar contatos para se relacionar na rede social.

O LinkedIn te ajuda a encontrar seus amigos cadastrados por meio de uma busca em seus contatos de e-mail. Clique em 'Contatos', no topo da página, depois em 'Adicionar conexões'. Basta você escolher em qual endereço de e-mail deseja buscar seus contatos, permitir o acesso do site a esses dados, e deixar que ele faça o resto.

Como usar o LinkedIn

Depois que o upload dos contatos estiver feito, você poderá selecionar os usuários que gostaria de convidar para fazer parte de suas conexões. Você também pode aproveitar para convidar os seus contatos que ainda não são membros do LinkedIn para participarem do site.

Você também pode adicionar 'Colegas' e 'Colegas de Classe,' que são pessoas que estudaram ou trabalharam nos mesmos locais que você. O LinkedIn realiza essa busca de acordo com os dados inseridos no seu perfil.

Quando você estiver visualizando a página do perfil de um usuário que deseja adicionar aos seus contatos, basta clicar em 'Adicionar à sua rede'.

Participando de Grupos

Existem diversos grupos no LinkedIn separados por temas. Neles, você pode participar de fóruns de discussão relacionados a determinados assuntos, e também se manter atualizado. O site pode te sugerir alguns grupos, de acordo com suas conexões. Para visualizar essas opções, basta clicar em Grupo, no topo da página, e depois em 'Grupos que podem ser de seu interesse'. Para realizar um busca temática, selecione a opção 'Diretório de Grupos', e digite na caixa de pesquisa – do lado esquerdo da tela – alguma palavra-chave.

Como usar o LinkedIn

Os grupos fechados são sinalizados com o símbolo de um cadeado, e você deve clicar em 'Participar do Grupo' para conseguir acessar seu conteúdo. Dentro de um Grupo, você pode iniciar discussões, postar assuntos relevantes, curtir e comentar o que já foi postado por outros usuários.

Como usar o LinkedIn

Uma novidade da rede social são os grupos abertos no LinkedIn. Nestes grupos, você pode visualizar e participar de debates sem precisar se tornar um integrante primeiro.

Procurando vagas de emprego

Quando você clica na aba 'Empregos', localizada na parte superior da tela, um campo de pesquisa será aberto. Basta digitar uma palavra-chave (marketing, por exemplo) ou nome de uma empresa que deseja verificar se possui vagas disponíveis, e depois pesquisar.

Se você deseja algo mais específico, clique na aba 'Pesquisa Avançada'. Novas opções de filtro serão abertas, e você poderá procurar cargos, empresas, localidades, funções, experiências e setores específicos.

Como usar o LinkedIn

Localizando empresas

Já na aba 'Empresas', também na parte superior, podemos localizar companhias de nosso interesse. O LinkedIn também oferece a opção de seguir perfis de empresas, assim ficamos atualizados sobre assuntos relacionados a seus serviços e/ou produtos. Todas as atualizações postadas pelas empresas que segue irão aparecer na aba 'Empresas'.

Como usar o LinkedIn

Adicionais

A aba chamada 'Mais' traz algumas outras opções que complementam a experiência do usuário na utilização do LinkedIn. Por meio dela é possível acessar a 'Central de Ajuda' do site, que permite ao usuário tirar algumas dúvidas relacionadas à utilização da rede social.

Já na opção 'Respostas', está uma área onde podemos fazer perguntas e também informar respostas sobre uma série de assuntos, trocando assim informações úteis com os outros usuários.

Como usar o LinkedIn

A parte de 'Notícias' ainda está em uma versão beta – e em inglês -, mas é uma ideia bem interessante. Você pode escolher quais assuntos deseja seguir e receber notícias relacionadas a eles. Você também pode curtir, comentar, salvar, e até mesmo compartilhar aquelas que mais lhe interessam.

Em 'Mais', também é possível gerenciar suas Competências e Especialidades, adicionar novos aplicativos ao seu perfil e até mesmo dar um upgrade nele. Além da opção de conta gratuita, também existem versões pagas do LinkedIn. A diferença está no acesso ao banco de dados da rede social.

Como usar o LinkedIn

Agora que você já está com seu perfil pronto, confira algumas dicas de ferramentas do LinkedIn para melhorar a sua rede profissional.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.