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Como usar hashtags no Twitter para impulsionar os negócios

Por| 06 de Dezembro de 2012 às 18h06

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Como usar hashtags no Twitter para impulsionar os negócios
Como usar hashtags no Twitter para impulsionar os negócios
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Se você acabou de montar uma pequena empresa ou já está consolidado no mercado, provavelmente gostaria de uma ferramenta para impulsionar ainda mais os seus negócios, não é verdade? O Twitter pode ser a saída ideal, desde que você saiba explorá-lo. Basta saber investir no uso correto de hashtags como parte de sua estratégia de mídia social.

Para quem ainda não se familiarizou, hashtags são palavras marcadas pelo símbolo # e desempenham várias funções no Twitter. Elas funcionam como mecanismos de buscas, ferramentas de categorização e, principalmente, táticas de marketing e comunicação.

Ao utilizá-las, lembre-se que você poderá gerar uma nova campanha de marketing. É só deixar a criatividade fluir, bolar uma boa estratégia e utilizar palavras que chamem a atenção dos usuários do microblog, em vez de twitar apenas uma frase com a hashtag #nomedaempresa, por exemplo.

Uma vez entendido o conceito, você pode aplicá-lo a seu favor, ou a favor de sua empresa. Confira algumas dicas essenciais para você fazer sucesso no microblog com as hashtags corretas.

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Procure por assuntos específicos de negócios

Que tal começar a utilizar o Twitter para aprender coisas novas? Procure por hashtags que definam melhor seu objetivo, como #SMB ou #smallbiz, ambas referentes a 'Small Business', ou pequenos negócios, em português. Ao visualizar os posts que utilizaram essas hashtags, você pode obter a inspiração necessária para seu próximo post, tática de marketing ou campanha de comunicação.

Outras hashtags como #marketing, #vendas, #startups, #empreendedor, #jovemempreendedor, #networking, #brainstorm, #pequenasempresas podem trazer assuntos específicos, de tópicos úteis para seu negócio. Além de serem fontes de inspiração, servem para encontrar novidades e pessoas que pensam como você no microblog.

Cuidados ao criar sua própria hashtag

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Empresas que já estão consolidadas no mercado fazem um uso bacana de Social Media. Além de já terem suas hashtags com o nome da marca, criam campanhas de forte aderência nas redes sociais e conseguem colher bons resultados.

Por exemplo: a Coca-Cola Brasil vem utilizando uma campanha interessante para interagir melhor com os usuários. Por meio da hashtag #CocaColaFM, a empresa faz com que os usuários do microblog se interessem mais pela marca ao pedir músicas para ouvir online. E também não deixa de lado hashtags relacionadas a outras campanhas fortes, como #acreditenamagia e #abraafelicidade. Resultado? Altíssimas interações no microblog.

Mas se a marca ainda não for conhecida, como proceder? Inicie uma campanha de marketing para divulgação. Hashtags são uma excelente maneira de gerar aquele buzz nas redes sociais. Segundo o Mashable, A Dominos Pizza dos EUA arriscou e lançou uma campanha que pedia aos seguidores para escreverem a hashtag #letsdolunch (vamos fazer almoço) em seus tweets. Assim que o número de tweets chegasse aos 85.000, a Dominos iria cortar os preços pela metade, das 11 às 15 horas do mesmo dia.

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Portanto, deixe a imaginação andar de mãos dadas com a criatividade e crie campanhas inteligentes, brinque com táticas diferentes utilizando fotos, URLs encurtadas, pergunte e interaja com as pessoas.

Ao criar sua própria hashtag, fique esperto: utilize-a em tweets que incitem a curiosidade das pessoas, ou crie eventos com uma hashtag diferente, que chamem a atenção e gerem buzz no microblog.

Mantenha tudo da maneira mais simples e consistente

Ao decidir quais hashtags você pode utilizar em seus tweets, lembre-se de conselhos que farão a diferença: o primeiro deles é ser simples e direto. Já ouviu dizer que menos é mais? É bem por aí. Para que complicar, utilizar longas hashtags e tentar explicar tudo que rolou na última reunião de sua empresa ou agência com uma hashtag extensa?

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Melhor colocar várias hashtags no tweet, que levarão ao mesmo objetivo com mais simplicidade. Portanto, prefira escrever #Startup #tech #apps em vez de #StartupDeAplicativoseTecnologia. Ninguém vai sair por aí procurando uma hashtag deste tamanho, então seu tweet vai minguar rapidinho.

Veja este exemplo: Ideias e inovações em Startups! #startup #ideias #inovacao #smallbiz #tech #marketing #socialmedia #networking #criatividade.

Uma frase curta, várias hashtags. Não precisa exagerar, né? Se sua intenção é ser direto, que seja assim - porém de maneira inteligente e precisa. Utilize duas, no máximo três hashtags por tweet. Se alguém ler um tweet com 9 hashtags, vai pensar que é marketing desesperado. E isso não pega bem.

O melhor seria: Ideias e inovações em Startups! #startup #marketing

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Organize tópicos em seus dashboards por hashtags

Depois que o Twitter se popularizou, várias ferramentas foram lançadas para facilitar o uso da plataforma. Algumas delas permitem fazer login com mais de um usuário na rede social, e a principal vantagem de aplicativos como o TweetDeck é poder separar o conteúdo interessante em colunas.

Por exemplo, você consegue criar colunas com assuntos definidos por hashtags e ficar por dentro de tudo que rola sobre determinados assuntos no microblog:

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Uma boa dica é criar uma coluna com a hashtag de sua empresa, pois assim você saberá a quantas anda a interação e o buzz a respeito do seu negócio no Twitter. É sempre válido ter controle do grau de aceitação de uma hashtag, seja de uma empresa, de uma campanha ou de uma promoção no microblog.

E você, entende bem de social media? Tem alguma dica ou experiência que funcionou com sua empresa? Conte para nós nos comentários!