Como usar hashtags no Twitter para impulsionar os negócios

Por Luciana Zaramela

Se você acabou de montar uma pequena empresa ou já está consolidado no mercado, provavelmente gostaria de uma ferramenta para impulsionar ainda mais os seus negócios, não é verdade? O Twitter pode ser a saída ideal, desde que você saiba explorá-lo. Basta saber investir no uso correto de hashtags como parte de sua estratégia de mídia social.

Para quem ainda não se familiarizou, hashtags são palavras marcadas pelo símbolo # e desempenham várias funções no Twitter. Elas funcionam como mecanismos de buscas, ferramentas de categorização e, principalmente, táticas de marketing e comunicação.

Ao utilizá-las, lembre-se que você poderá gerar uma nova campanha de marketing. É só deixar a criatividade fluir, bolar uma boa estratégia e utilizar palavras que chamem a atenção dos usuários do microblog, em vez de twitar apenas uma frase com a hashtag #nomedaempresa, por exemplo.

Uma vez entendido o conceito, você pode aplicá-lo a seu favor, ou a favor de sua empresa. Confira algumas dicas essenciais para você fazer sucesso no microblog com as hashtags corretas.

Procure por assuntos específicos de negócios

Que tal começar a utilizar o Twitter para aprender coisas novas? Procure por hashtags que definam melhor seu objetivo, como #SMB ou #smallbiz, ambas referentes a 'Small Business', ou pequenos negócios, em português. Ao visualizar os posts que utilizaram essas hashtags, você pode obter a inspiração necessária para seu próximo post, tática de marketing ou campanha de comunicação.

Outras hashtags como #marketing, #vendas, #startups, #empreendedor, #jovemempreendedor, #networking, #brainstorm, #pequenasempresas podem trazer assuntos específicos, de tópicos úteis para seu negócio. Além de serem fontes de inspiração, servem para encontrar novidades e pessoas que pensam como você no microblog.

Cuidados ao criar sua própria hashtag

Empresas que já estão consolidadas no mercado fazem um uso bacana de Social Media. Além de já terem suas hashtags com o nome da marca, criam campanhas de forte aderência nas redes sociais e conseguem colher bons resultados.

Por exemplo: a Coca-Cola Brasil vem utilizando uma campanha interessante para interagir melhor com os usuários. Por meio da hashtag #CocaColaFM, a empresa faz com que os usuários do microblog se interessem mais pela marca ao pedir músicas para ouvir online. E também não deixa de lado hashtags relacionadas a outras campanhas fortes, como #acreditenamagia e #abraafelicidade. Resultado? Altíssimas interações no microblog.

Twitter Coca-Cola Brasil

Mas se a marca ainda não for conhecida, como proceder? Inicie uma campanha de marketing para divulgação. Hashtags são uma excelente maneira de gerar aquele buzz nas redes sociais. Segundo o Mashable, A Dominos Pizza dos EUA arriscou e lançou uma campanha que pedia aos seguidores para escreverem a hashtag #letsdolunch (vamos fazer almoço) em seus tweets. Assim que o número de tweets chegasse aos 85.000, a Dominos iria cortar os preços pela metade, das 11 às 15 horas do mesmo dia.

Portanto, deixe a imaginação andar de mãos dadas com a criatividade e crie campanhas inteligentes, brinque com táticas diferentes utilizando fotos, URLs encurtadas, pergunte e interaja com as pessoas.

Ao criar sua própria hashtag, fique esperto: utilize-a em tweets que incitem a curiosidade das pessoas, ou crie eventos com uma hashtag diferente, que chamem a atenção e gerem buzz no microblog.

Mantenha tudo da maneira mais simples e consistente

Ao decidir quais hashtags você pode utilizar em seus tweets, lembre-se de conselhos que farão a diferença: o primeiro deles é ser simples e direto. Já ouviu dizer que menos é mais? É bem por aí. Para que complicar, utilizar longas hashtags e tentar explicar tudo que rolou na última reunião de sua empresa ou agência com uma hashtag extensa?

Melhor colocar várias hashtags no tweet, que levarão ao mesmo objetivo com mais simplicidade. Portanto, prefira escrever #Startup #tech #apps em vez de #StartupDeAplicativoseTecnologia. Ninguém vai sair por aí procurando uma hashtag deste tamanho, então seu tweet vai minguar rapidinho.

Veja este exemplo: Ideias e inovações em Startups! #startup #ideias #inovacao #smallbiz #tech #marketing #socialmedia #networking #criatividade.

Uma frase curta, várias hashtags. Não precisa exagerar, né? Se sua intenção é ser direto, que seja assim - porém de maneira inteligente e precisa. Utilize duas, no máximo três hashtags por tweet. Se alguém ler um tweet com 9 hashtags, vai pensar que é marketing desesperado. E isso não pega bem.

O melhor seria: Ideias e inovações em Startups! #startup #marketing

Organize tópicos em seus dashboards por hashtags

Depois que o Twitter se popularizou, várias ferramentas foram lançadas para facilitar o uso da plataforma. Algumas delas permitem fazer login com mais de um usuário na rede social, e a principal vantagem de aplicativos como o TweetDeck é poder separar o conteúdo interessante em colunas.

Por exemplo, você consegue criar colunas com assuntos definidos por hashtags e ficar por dentro de tudo que rola sobre determinados assuntos no microblog:

TweetDeck

Uma boa dica é criar uma coluna com a hashtag de sua empresa, pois assim você saberá a quantas anda a interação e o buzz a respeito do seu negócio no Twitter. É sempre válido ter controle do grau de aceitação de uma hashtag, seja de uma empresa, de uma campanha ou de uma promoção no microblog.

E você, entende bem de social media? Tem alguma dica ou experiência que funcionou com sua empresa? Conte para nós nos comentários!

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