Como o Facebook faz o reconhecimento facial em imagens? A gente explica

Por Redação | 05.02.2015 às 16:30
photo_camera Foto: Divulgação

Você já se perguntou como o Facebook é capaz de identificar com tanta facilidade os rostos dos usuários nas fotos publicadas? O recurso usado se destaca pela sua precisão e acaba despertando a curiosidade de muitos.

O Designergh explica que a marcação sugerida pela rede social não é aleatória e o recurso está totalmente ligado a um software bastante inteligente, que é capaz de transformar as fotos em dados computacionais que são analisados e comparados eletronicamente com a uma base de dados.

Tudo isso é possível porque o rosto humano é composto por variados pontos e medidas como, por exemplo, a linha da mandíbula, o tamanho do crânio e a distância entre os olhos. Graças a isso, o sistema trabalha com cálculos para determinar essas distâncias e identificar cada uma das pessoas que aparecem nas imagens. Tudo funciona muito bem, porém a marcação não é infalível e está suscetível à falhas, pois alguns detalhes presentes na imagem podem atrapalhar a identificação, tais como óculos, chapéus e até mesmo a barba.

O Facebook agora pretende aprimorar a ferramenta e está trabalhando com o DeepFace, um software de reconhecimento facial que é ainda mais eficiente, pois consegue atingir um índice de 97,25% de acertos. Isso acontece graças à sua função de corrigir a posição do rosto, além de mapeá-los em 3D. Bacana, não é?