Como manter sua privacidade agora que você não pode mais se esconder no Facebook

Por Redação | 14 de Outubro de 2013 às 12h48
photo_camera Divulgação

Mesmo que a notícia tenha sido ventilada em dezembro passado, muitos usuários não ficaram felizes ao saber que agora é oficial: não será mais possível ocultar seu nome nos resultados de busca do Facebook – nem mesmo para as pessoas que você bloqueou.

No final do ano passado, a rede social disse que iria aposentar "nas próximas semanas" a opção de remover um nome de usuário das buscas no site. Cerca de 10 meses depois, todos os usuários da rede social terão de se adequar à nova regra. Mas fique sabendo que existem outras configurações de privacidade que você pode usar para controlar quem tem acesso ao seu perfil.

A ferramenta chamada "Busca Social" (conhecida também como Graph Search) mudou a forma como as pessoas podem encontrar outros usuários no Facebook. Em vez de procurar pelo nome, já era possível encontrar as pessoas que não queriam ser buscadas por comandos do tipo "amigos de amigos que moram em São Paulo", ou simplesmente navegar até o perfil desejado por meio da página de um amigo em comum. Para garantir que estranhos vejam suas atualizações, fotos e outros detalhes do perfil, basta controlar a privacidade de suas informações.

Realizar esse controle é muito simples: basta ir até "Configurações de Privacidade" em seu perfil (localizado no símbolo de engrenagem que fica no topo direito da página do Facebook) e definir quem pode ou não visualizar os itens que você posta na rede social. Assim, você controla não a busca, mas pelo menos a privacidade das informações que compartilha.

A opção "Limitar publicações anteriores" é uma maneira de tornar todas as publicações que você compartilhou com "amigos de amigos" ou "público" restritas apenas para seus Amigos, com apenas um clique. Dessa forma, apenas aqueles que fazem parte da sua lista de amigos poderão ver tudo o que você já publicou em seu perfil.

Configurações de privacidade do Facebook
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.