Como fazer backup das fotos postadas no Instagram?

Por Redação

As novas mudanças na política de privacidade e nos termos de uso do Instagram estão deixando muita gente de cabelo em pé. Muitos usuários já cogitam a possibilidade de deletar sua conta na rede social assim que começarem a vigorar as novas regras.

Se você está por fora e ainda não entendeu do que estamos falando, essa semana o Instagram anunciou que passará a ser "dono" de todas as fotografias postadas por seus usuários. Elas poderão ser utilizadas para fins publicitários, em parceria com o Facebook, por exemplo, e você não tem direito nem de reivindicar um centavo sobre essa grana que a empresa vai lucrar em cima do seu conteúdo. As novas políticas começam a vigorar no dia 16 de janeiro de 2013.

Saiba mais sobre as novas políticas de privacidade e termos de uso do Instagram

Mas se você faz parte do grupo que não vai aceitar de maneira alguma as novidades impostas pela rede social - o que significa ter que deixar de fazer parte dela - saiba que existe uma maneira de sair sem as mãos abanando, sem deixar para trás todos os registros que fez no Instagram.

Existem alguns recursos que permitem ao usuário recuperar todas as imagens que postou no site, que agora pertence a Mark Zuckerberg. O Instaport parece a opção mais interessante até o momento. Trata-se de uma maneira simples de exportar ou fazer backup de todas as suas fotos do Instagram, baixando um único arquivo .zip. Futuramente o serviço também promete permitir o compartilhamento das imagens em redes sociais como o Facebook e o Flickr.

O Instaport funciona de uma maneira muito simples e fácil. Basta acessar o site, fazer o login com os dados do seu perfil no Instagram e exportar as imagens. Você pode salvar o arquivo gerado em seu disco rígido e depois organizá-las com calma.

Instaport

Outra opção, mas que não funciona online, é o InstagramDownloader. O software é gratuito, basta realizar o download e fazer a instalação. Depois é só inserir os dados da sua conta no Instagram para que ele salve suas imagens.

Depois de ter todas as suas fotografias sãs e salvas em seu HD, você pode pensar se deseja realmente deletar de vez sua conta no site. Caso opte por excluir o Instagram da sua vida, basta ir até a página destinada à remoção de contas. Mas lembre-se de que o procedimento não tem volta e que tudo será perdido com a exclusão. Além do mais, se você se arrepender, não conseguirá utilizar o mesmo nome de usuário de antes.

Vale lembrar que o Twitter também lançou seu próprio aplicativo de filtros para fotos, o que pode ser uma alternativa para aqueles que não conseguem conter a ânsia de postar as fotos de todos os pratos de comida que vê pela frente.

Saiba mais: Twitter lança seu próprio app com filtros para fotos

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.