Colab: um aplicativo social para compartilhar e discutir problemas de sua cidade

Por Redação | 01 de Julho de 2013 às 17h38

Todos os dias nos deparamos com diversos problemas na cidade onde moramos, mas, muitas vezes, não encontramos o espaço necessário e ideal para debater sobre soluções. O Colab, um novo aplicativo social criado no Brasil, visa reunir pessoas de várias cidades brasileiras e criar uma central de debates sobre problemas e soluções acerca de assuntos diversos como transporte público, iluminação das vias, saúde, limpeza, entre outros problemas.

O Colab funciona com base em três pilares distintos: "Fiscalize", "Proponha" e "Avalie". A aba "Fiscalize" é destinada à publicação dos problemas e desafios encontrados todos os dias pelos usuários nas regiões onde moram, enquanto o "Proponha" é um espaço para que novas ideias e soluções sejam propostas e debatidas. O botão "Avalie" leva a uma área do site que permite que os usuários avaliem serviços, instituições e entidades ligadas ao poder político de cada cidade.

Lançado em beta em março deste ano, o aplicativo social conquistou no começo de junho o prêmio de melhor aplicação urbana do mundo no concurso App My City, promovido pela New Cities Foundation. O Colab faturou o prêmio de US$ 5 mil (R$ 11,1 mil) em dinheiro.

Colab

Foto: Divulgação

Além de sua versão para desktops, o aplicativo do Colab já está disponível para download gratuito na iTunes App Store e na Google Play, e também pode ser acessado com seu login e senha do Facebook. Os criadores do serviço afirmam que uma versão para aparelhos Windows Phone do Colab já está sendo desenvolvida.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.