CEO do Twitter revela planos de novas ferramentas interativas para o serviço

Por Redação | 25.09.2012 às 09:55

O atual CEO do Twitter, Dick Costolo, revelou na última semana os planos da empresa para o lançamento de novas ferramentas gratuitas de interação e agrupamento de mensagens no microblog, firmando o compromisso do Twitter de se tornar uma plataforma interativa. As informações são da Reuters.

A nova ferramenta irá ajudar pessoas como jornalistas, por exemplo, durante a cobertura de eventos em tempo real, agrupando as mensagens publicadas na rede social sobre determinado assunto em um único lugar. Além disso, a companhia também irá lançar um novo recurso no Twitter que permite a criação de enquetes com resultados sendo apresentados em tempo real.

"Nós sabemos há muito tempo que, para os eventos no mundo real, a experiência compartilhada está no Twitter", afirmou Costolo durante o Congresso ONLINE News Association, em São Francisco, Estados Unidos. "Nós queremos criar uma capacidade de curadoria desses eventos".

O executivo ainda desmentiu as especulações recentes de que o Twitter teria planos de atuar como uma mídia tradicional, permitindo apenas o acesso a partir de seu site oficial e aplicativos. Os rumores surgiram depois da publicação de novas regras para desenvolvedores terceirizados utilizarem o API do microblog.

Dick Costolo CEO Twitter

A empresa também irá lançar, até o final do ano, um novo recurso de download de tweets

A decisão de restringir o acesso ao seu API e ter mais controle sobre as aplicações surgiu após a empresa perceber que tinha investido recursos significativos em seu serviço, mas que muitas empresas estavam fazendo uso disso sem apresentar um 'real valor' aos recursos.

Os novos recursos de curadoria permitirão aos usuários selecionar vários tweets sobre determinado assunto e evento, e publicá-los em outras páginas como sites e blogs. A medida segue o lançamento da 'Timeline' do Twitter, que permite a visualização de mensagens de forma mais simples.

"Queremos migrar para um mundo em que os 140 caracteres podem servir como uma legenda para a funcionalidade adicional", explicou Dick Costolo.

E no último final de semana, a empresa anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que irá permitir o download de mensagens publicadas na rede social até o final deste ano. Com isso, os usuários poderão resgatar todos os seus tweets e salvá-los em seu computador.