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CEO do Twitter revela estratégia para tornar o serviço mais atraente em 2014

Por| 06 de Fevereiro de 2014 às 12h40

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CEO do Twitter revela estratégia para tornar o serviço mais atraente em 2014
CEO do Twitter revela estratégia para tornar o serviço mais atraente em 2014
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O Twitter revelou nessa quarta-feira (05) que não só registrou um prejuízo de US$ 511 milhões, como também vem sofrendo para manter seus usuários interessados no serviço de microblog. Para o CEO da empresa, Dick Costolo, no entanto, tudo parece estar sob controle e, segundo o site CIO, ele tem algumas ideias para manter o serviço atrativo.

No relatório, o Twitter não só fala de números financeiros, como também da quantidade de usuários ativos no serviço: 241 milhões ao fim de dezembro – um aumento de pouco menos de 4% em relação ao trimestre anterior. Esse número por si só já seria suficiente para ativar o radar do pânico dos mais afobados investidores, mas a gota d'água foi o número de visualizações da linha do tempo do serviço que, pela primeira vez na história, apresentou retração de 7%. Para um empresa que acabou de entrar no pregão e que cujos investidores esperam por desempenho, esses números decepcionaram.

Para 2014, porém, o Twitter espera melhorar seus serviços e "mudar a curva de crescimento", disse Costolo durante a conferência da empresa. "Nós não acreditamos que precisamos mudar as características da plataforma. Nós só precisamos fazer o Twitter ser um Twitter melhor", disse o executivo.

Para alcançar esse objetivo, Costolo disse que adicionará mais recursos para tornar o Twitter mais atrativo. Por enquanto, no entanto, ele está buscando formas de organizar o conteúdo em tópicos ao invés de apenas jogá-los na linha do tempo. "Seguir conversas será mais fácil depois disso", garantiu.

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Ele ainda afirmou que as últimas alterações promovidas no serviço de microblog fizeram com que alguns recursos como retuítes, mensagens diretas e busca fossem mais utilizados. Para Costolo, todas essas alterações são pensadas para ajudar os usuários a tirarem maior proveito da linha do tempo do Twitter. Isso poderá ajudar a solucionar o problema de usuários que se inscrevem no serviço mas não o utilizam o suficiente por não acreditarem que podem fazer algo útil com ele.

Apesar de expor que realmente existe um problema, o site não falou quantas pessoas pararam de acessá-lo após se cadastrarem. Costolo acredita que o número não é importante e que o que importa é "preencher a lacuna existente entre a consciência do Twitter e o engajamento dos usuários na plataforma". Para ele, não basta que os usuários entendam do que se trata o serviço nas primeiras semanas ou meses, mas sim que eles o compreendam a partir dos primeiros momentos de contato com a ferramenta.

Aparentemente a empresa está disposta a lançar apps com funções distintas para lograr êxito. O Facebook está tentando seguir esse caminho, tendo lançado o Paper nessa semana. Para o Twitter, no entanto, esse caminho aparentemente será mais duro que para seu concorrente, já que os usuários pouco se interessaram pela proposta do Twitter Music, app de música lançado há algum tempo e que, ao que tudo indica, será descontinuado por não ter conquistado usuários.