Brasileiros fazem petição em prol da continuidade do Orkut

Por Redação | 30 de Junho de 2014 às 17h20

O Orkut foi a rede social que mais abrigou brasileiros por um bom tempo, até que a grande maioria migrou para o Facebook. Mesmo ativa até hoje e com muitos usuários ainda presentes, o Google anunciou nesta segunda-feira (30) que deve descontinuar a rede social. A decisão, porém, não só comoveu muita gente, como também deu origem a uma petição para manter o site no ar.

O apelo dos usuários simpáticos ao Orkut está presente na comunidade de petições online Avazz.org que, às 16h de hoje, já havia registado mais de 23 mil assinaturas. A meta, segundo o pedido, é de chegar a 30 mil.

Petição Orkut

A maior preocupação dos usuários que pedem pela manutenção da rede social são as comunidades, que possuem um grande arquivo de informações, comentários e outros dados úteis.

"O Orkut, mais do que uma antiga rede social, possui um sistema de organização de fóruns nas chamadas comunidades. O layout permite a visualização rápida e precisa dos tópicos que compõem o fórum. Atualmente, o site abriga fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos", diz a petição.

É bom lembrar que, no comunicado feito pelo Google, a companhia adiantou que as comunidades ficarão disponíveis para serem visualizadas mesmo após o fim do Orkut. Ou seja, após a rede social ter suas atividades encerradas o arquivo será mantido para consulta, porém não para participação.

A petição foi organizada por um usuário denominado de Peter A. e ainda deve render mais discussões sobre o término do Orkut, previsto para o dia 30 de setembro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.