Barrel of Jobs: serviço paga para você indicar amigos para vagas de emprego

Por Redação | 08.10.2012 às 09:10

Uma startup norte-americana decidiu criar um sistema que remunera pessoas que ajudam seus amigos a encontrar um emprego através de anúncios nas redes sociais, o Barrel of Jobs.

O Barrel of Jobs foi apresentado nesta semana durante a conferência DEMO 2012 em Santa Clara, Califórnia. O evento é promovido anualmente pelo site VentureBeat para promover novas ideias e criar startups.

"Ajude um amigo, ganhe algum dinheiro. Coloque a América de volta ao trabalho!" - este é o lema da empresa. O sistema atua em conjunto com suas redes sociais, não apenas com o LinkedIn, e oferece uma quantia em dinheiro para os usuários que ajudarem a encontrar candidatos para as vagas anunciadas nos sites sociais. Além disso, todas as pessoas envolvidas no processo de entrevista e assinatura de um contrato de trabalho receberão uma recompensa.

Barrel of Jobs

Apresentação do Barrel of Jobs durante a conferência DEMO 2012

"Em menos de seis minutos, você pode indicar um candidato incrível", afirmaram os criadores do projeto durante sua apresentação na DEMO. Ao contrário dos sites de anúncio de emprego tradicionais, o Barrel of Jobs só recebe o pagamento do anunciante quando ele encontrar o seu candidato ideal.

A empresa visa encontrar 'candidatos passivos' ou candidatos que saibam em qual área eles estão interessados em atuar, mas que estão abertos a diversas propostas de trabalho. Além disso, a companhia realiza doações a organizações de trabalho sem fins lucrativos como Year Up, Network for Teaching Entrepreneurship e The Wounded Warrior Project quando uma nova vaga é postada em seu serviço.

O Barrel of Jobs foi fundado em abril deste ano e mantém sua sede em Washington D.C., Estados Unidos. A companhia busca um investimento inicial de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 3 milhões).