Twitter confirma 'aposentadoria' da Baleia que sempre aparecia em caso de erros

Por Redação | 26 de Novembro de 2013 às 06h10

Houve um tempo em que sempre víamos uma baleia aparecendo no Twitter, já que o serviço regularmente engasgava e ela dava as caras para informar da sobrecarga. Naquela época, a startup de microblog não conseguia manter o passo com seus usuários.

Agora, oficialmente, a baleia carregada por pássaros, chamada de Fail Whale, está se aposentando e esta é a hora de dar adeus a este ícone que fez surgir termos como "baleiar", indicando que alguma coisa deu errado e parou de funcionar.

Christopher Fry, vice presidente sênior de engenharia do Twitter, confirmou numa entrevista ao site Wired que não veríamos mais a baleia e que em seu lugar teríamos um robozinho.

"A Baleia é algo do passado. Na verdade, ainda neste verão, aposentamos ela. Sempre podem acontecer erros no Twitter, nenhum serviço é perfeito, mas a partir de agora veremos robôs no lugar. (...) Foi uma longa história e alguns de nossos usuários sentem-se muito apegados a ela. No fim, ela representou uma época em que o Twitter não conseguia lidar com a demanda que o mundo necessitava."

Se bem que fazia um tempo que já não víamos a velha baleia, já que o Twitter melhorou bastante seu serviço e minimizou períodos offline. Desta forma, as chances de vê-la hoje em dia, mesmo que não tivesse sido aposentada, seriam mínimas. Ainda assim, muitos usuários certamente ficarão de luto com o partir desta imagem simbólica.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.