Aumente o alcance orgânico da sua página no Facebook sem investir em anúncios

Por Redação

Com a constante mudança de algorítmos do Facebook, o alcance orgânico acaba sendo bem precário, muitas vezes quase perto do zero. De acordo com o membro da equipe de marketing de anúncios do Facebook, Brian Boland, a queda está relacionada com a famosa teoria da oferta e procura: desde que há uma determinada quantidade de espaço no feed de notícias (oferta) e inúmeros posts (demanda), não é possível mostrar todas as atualizações.

Boland ainda contou ao Small Business Trends que o feed foi criado para mostrar apenas o que pode ser relevante para o público e sugeriu que o usuário prefira postar um conteúdo que acrescente algo de valor, entretenha e faça a pessoa pensar de maneira criativa. O Facebook já vem trabalhando no algoritmo para posicionar as melhores postagens no topo da página, mas a previsão é que quanto maior o crescimento da rede, menor o alcance orgânico das páginas.

Apesar de todas as dificuldades, ainda há como conquistar o público sem pagar por anúncios. Antes de tudo, é preciso criar um conteúdo envolvente e que as pessoas realmente querem ver. Outra ideia é compartilhar conteúdos antigos em diferentes períodos de tempo, fazendo com que os comentários e curtidas levem estes posts para o topo.

Os "likes" do Facebook são a forma mais popular de engajamento, mas os comentários e compartilhamentos também são importantes. Para consegui-los, o ideal é postar bastante notícias relacionadas às tendências do momento, pois é assim que as publicações conseguirão chegar ao início da página.

Pesquisas no Google Analytics são essenciais para verificar o que funciona melhor para as suas necessidades e determinar qual é o melhor período para postar tal conteúdo. O Facebook Insights também é uma ótima ferramenta de estudo e, já que estamos falando da rede social, nunca deve ser deixado de lado.

Não há nenhum momento do dia em que não tenha um usuário online, então não existe horário certo para postar alguma coisa. Uma pessoa costuma ficar, no total, cerca de 30 a 60 minutos online na rede social, ou seja, se uma página postar apenas uma vez ao dia, é difícil que alcance muitos usuários. Para alcançar boa parte desse público-alvo, una uma boa quantidade de publicações com qualidade para "agradar" o algoritmo do Facebook.

Por falar no algoritmo do site, o cálculo dele funciona da seguinte forma: primeiro ele vai analisar o frescor da interação. Um usuário que interagiu bastante com a marca vai visualizar os posts dela mais vezes. Quanto mais posts forem publicados de diferentes temas, mais chances existem de envolvimento. Outra maneira é avaliar o tipo de interação, seja com curtidas, comentários, compartilhamentos ou cliques em links.

Para finalizar, criar uma base de fãs é um fator essencial. Usando todas as dicas acima e conhecendo bem o seu público-alvo, o trabalho será mais produtivo e favorável para que estes fãs sejam os responsáveis pelo sucesso orgânico da sua fanpage.

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