Posts de fanpages no Facebook alcançam apenas 6% de seus seguidores

Por Redação | 24.03.2014 às 15:45

Com o sucesso crescente do Facebook nos últimos anos, muitas empresas passaram a utilizar o sistema de fanpages da rede social para aumentar a divulgação dos seus produtos. Porém, se elas quiserem que esse tipo de divulgação continue obtendo sucesso, vão ter que começar a desembolsar um dinheiro extra para a rede criada por Mark Zuckerberg.

De acordo com um artigo publicado na Time, em outubro de 2013 as publicações realizadas pelas fanpages alcançavam 12% de seus seguidores, mas em fevereiro deste ano esse número já caiu para apenas 6%. Alguns rumores indicam que a meta do Facebook é continuar diminuindo esse número até chegar a algo em torno de 1% e 2%. O único modo das empresas alcançarem de verdade seus seguidores é por meio de anúncios pagos para a rede social.

O Facebook se recusou a comentar a respeito dessas porcentagens, mas atribuiu a queda no número de visualizações ao seu sistema que limita a quantidade de publicações que aparecem no mural dos usuários. Segundo a companhia, cada pessoa recebe cerca de 1500 atualizações por dia, mas o Facebook filtra esse número e mostra apenas 300 publicações.

"Se as empresas querem ter certeza de que as pessoas estão vendo o conteúdo delas, a melhor estratégia é, e sempre foi, a publicidade paga", informou um porta-voz do site em um comunicado enviado por e-mail à Time.

O grande problema dessa estratégia para os usuários é que muitos acabam não conseguindo ver conteúdos que gostariam de ver, uma vez que curtiram uma determinada página, mas as atualizações dela podem não aparecer se não pagarem pela publicidade. Além disso, muitas empresas e sites pequenos, que não possuem dinheiro para pagar os anúncios, acabam não conseguindo uma boa divulgação de seu conteúdo.