Pesquisa: as maiores empresas globais apostam nas mídias sociais

Por Redação | 25.07.2012 às 08:35 - atualizado em 29.07.2013 às 23:08

A Burson-Marsteller, uma das maiores empresas no ramo das relações públicas em todo o mundo, anunciou os resultados da terceira edição de seu estudo intitulado Global Social Media Check-up (Check-up global das mídias sociais), que avalia o modo de uso de plataformas de mídias sociais por parte das 100 maiores empresas listadas no ranking mundial da revista Fortune. Dentre estas plataformas estão Twitter, Facebook, YouTube, Google Plus e Pinterest.

O grande fato é que as empresas apostam - e muito - na comunicação via mídia social, sendo que 87% delas utilizam, pelo menos, uma das mídias analisadas. Isso significa que desde 2010 até hoje, houve um aumento de 10% no índice de empresas que apostam nas mídias sociais. A mais popular de todas as plataformas é o Twitter, utilizado por 82% das empresas.

Rede Social

Neste mesmo estudo, os números mostram que, em um único mês, as 100 maiores campanhas globais foram mencionadas em um total de 10.400.132 vezes nas redes sociais, com destaque, novamente, para o Twitter.

Tratando-se de crescimento de popularidade destas plataformas, o YouTube assume a primeira posição. O site de compartilhamento de vídeos teve sua popularidade aumentada em 79% entre as empresas pesquisadas.

De acordo com Mark Penn, CEO Global da Burson-Marsteller, "o estudo indica uma tendência no crescimento da criação de conteúdo pelas empresas da Fortune 100". Isso significa que as empresas estão produzindo mais conteúdo, procurando interação e divulgação de seus produtos nas redes sociais, na tentativa de angariar seguidores, clientes e contatos.

Nesta edição do estudo, também foram incorporados dados fornecidos pelo Visible Technologies, líder em monitoramento de mídias sociais, análises e serviços para companhias em todo o mundo. De acordo com estes dados, pode-se constatar que as empresas presentes na Fortune 100 deste ano têm mais contas nas plataformas sociais em relação a 2010 e 2011.

E mais:

  • 74% das empresas acreditam na importância de ter uma fanpage no Facebook;
  • 93% das páginas corporativas do Facebook são atualizadas semanalmente;
  • 48% das empresas já estão no Google Plus;
  • 25% das empresas possuem conta no Pinterest;
  • Cada página corporativa do Facebook tem, em média, 6.101 pessoas falando sobre a empresa.

Isso mostra a importância das redes sociais para as empresas e confirma o quanto uma ferramenta na web pode trazer bons resultados e lucros, se for bem utilizada. A internet fornece recursos com custo baixíssimo ou nulo e os resultados ultrapassam as fronteiras do mapa. As mídias sociais oferecem um campo e tanto para quem deseja promover um produto, um serviço ou iniciar uma campanha, e as pesquisas e estudos nesta área só têm comprovado as melhorias nos orçamentos de quem sabe utilizar as redes sociais a fim de gerar lucro.

E você, possui uma empresa ou desenvolve seu próprio produto? Já pensou em divulgar isso nas redes sociais? Pode ser um grande passo para uma empresa incipiente, assim como para uma empresa que já possui certa tradição no mercado.

Se você ficou interessado, pode visualizar o estudo completo em português, clicando aqui.