Fortune 500: as empresas mais poderosas do mundo usam redes sociais

Por Redação | 25 de Julho de 2013 às 15h35

Um novo relatório da Universidade de Massachusetts apontou que a maioria das empresas da Fortune 500 – classificação das 500 maiores corporações em todo o mundo – é adepta de redes sociais como Facebook, Twitter, Google+, Instagram, YouTube, Foursquare e Pinterest.

Dentre as empresas que atualmente fazem parte da famosa lista compilada anualmente pela revista Fortune, 77% mantêm contas ativas no Twitter, 70% têm uma página no Facebook, e 69% têm contas no YouTube. No ano passado, esses números eram extremamente inferiores – com apenas 4% das maiores empresas do mundo utilizando o Twitter, 4% o Facebook, e 7% o YouTube.

O estudo aponta que outras redes sociais não são tão populares entre as empresas da Fortune 500, mas elas ainda mantêm alguma presença. Cerca de 35% das companhias da lista mantém uma conta ativa no Google+, por exemplo. Das 500 empresas, 44 estão no Instagram, 44 no Foursquare, e 45 têm conta no Pinterest.

"Devido ao papel extremamente importante que estas empresas desempenham no mundo dos negócios, estudar sua adoção e uso de ferramentas de mídia social oferece importantes insights sobre o futuro do comércio", diz o relatório. "Essas empresas fornecem um olhar para as tendências de mídia social emergentes entre as empresas mais bem sucedidas dos Estados Unidos".

Curiosamente, a rede social mais utilizada por essas empresas também faz parte da lista da Fortune 500 – o Facebook. A rede de Mark Zuckerberg é a número 482 na lista, possui mais de 8,5 milhões de seguidores no Twitter e mais de 92 milhões de fãs no Facebook. Nos últimos dois anos, a Coca-Cola dominou o ranking de empresas da Fortune 500 com maior número de fãs no Facebook, mas em 2013 o próprio Facebook ocupou o primeiro lugar.

Facebook Fortune 500

Imagem: Universidade de Massachusetts

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.