Aprenda a fazer marketing no Facebook

Por Anderson Nascimento

Milhões de empresas em todo o mundo possuem uma página ou perfil no Facebook. Geralmente esses negócios entram na maior rede social do mundo com um objetivo similar: atrair mais clientes. Mas são poucas as que realmente conseguem novos consumidores, ou ainda utilizam o Facebook para fidelizar os clientes que já compraram alguma vez em seu estabelecimento ou mesmo em sua loja virtual.

O Facebook pode ser um catálogo gigantesco de prospects. Utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas ao redor de todo o mundo, a rede social de Mark Zuckerberg tem o poder de levar a sua marca para pessoas de qualquer faixa etária, sexo, formação ou lugar. Com apenas um post, o empreendedor pode apresentar a sua marca para quem quiser. A grande dificuldade, no entanto, é fazer com que essas postagens e outras ações na rede social se transformem em dinheiro de verdade e oportunidade para a sua empresa.

E se você quer descobrir como fazer um bom marketing no Facebook, nós te ajudaremos neste guia. Mas, antes de tudo, é necessário entender qual a melhor maneira de utilizar a rede social como vitrine corporativa para os seus clientes ou futuros compradores.

Alvo

Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma estratégia bem sucedida de marketing no Facebook é entender o seu público-alvo. Quem compra os seus produtos e serviços? A maior parte dos seus clientes são homens ou mulheres? Qual a faixa etária dessas pessoas? Eles pertencem apenas ao seu bairro, à sua cidade ou o seu negócio trabalha para todo o Brasil? Do que eles gostam? O que fazem nos finais de semana? A maioria de seus clientes são casados? Possuem filhos? Informações como essas são fundamentais para que você consiga atingir com mais eficiência o seu público-alvo.

Defina como você quer se comunicar com seus clientes

O Facebook não deve ser visto pelas empresas apenas como um canal de vendas. Aliás, com tantas empresas procurando por novos clientes dentro da rede, vender está cada vez mais em segundo plano. A palavra, porém, que deve ser bastante utilizada na formação de estratégias para o Facebook é "relacionamento".

Relacionar-se com os fãs de sua página ou com os interessados em seus serviços envolve um trabalho contínuo e regular. Antes de tudo é preciso que você defina um objetivo ao se relacionar com os seus clientes. Se você deseja uma interatividade maior com o seu público-alvo, compartilhe assuntos mais descontraídos, diferenciados e comemorativos. Não utilize a rede apenas para postar quais são os seus produtos ou quais serviços você está oferecendo.

Procure criar posts (sempre com imagens ou vídeos, se possível) que anunciem uma promoção vantajosa ou um desconto que a sua empresa está fornecendo. Deixe que os usuários saibam das vantagens que o seu estabelecimento fornece de uma maneira divertida, sem que seus posts pareçam intrusos na linha do tempo deles.

Tenha um atendimento exemplar e cortês

Não adianta a sua empresa possuir uma ótima página, com muitos fãs, com posts muito bem aceitos e compartilhados se ela peca no atendimento. É fundamental que um profissional capacitado esteja pronto para responder as dúvidas dos clientes e prospects que estiverem na sua página. Procure ter como meta atender a todos os clientes o mais rápido possível. O atendimento rápido e de qualidade será um diferencial importante para encarar a concorrência.

Dê valor ao feedback de seus clientes

Ao receber críticas, elogios e sugestões, não os ignore. Analise quais são as principais reclamações, se elas se referem ao seu produto/serviço, a qualidade do seu estabelecimento ou aos posts que estão sendo publicados e procure levá-las a sério. Talvez a sua empresa necessite de mudanças rápidas que você e seus colegas de trabalho não conseguem ver, mas que chamam a atenção de seus clientes.

Publique com frequência, mas cuidado

É importante que a sua página esteja sempre atualizada com as novidades e o conteúdo propostos publicados recentemente. A imagem da sua marca pode ficar afetada se os usuários do Facebook entrarem em contato com a sua página e visualizarem um conteúdo antigo e ambiente abandonado. Compartilhe posts e histórias com frequência, mas nada de abusar. O excesso de postagens pode levar muitos fãs a abandonarem sua página e suas publicações a alcançarem menos gente do que você imagina.

Orçamento

Destine parte de seu orçamento de marketing para o Facebook Ads

O Facebook Ads é uma das ferramentas com maior poder de segmentação entre as opções de publicidade online. A utilização da plataforma de anúncios da rede ganhou ainda mais importância depois que o Facebook decidiu limitar o alcance orgânico das publicações para pouco menos de 2% do público das páginas.

Reservar uma parte de seu orçamento para criar campanhas promocionais para seus fãs pode resultar em ótimas interações e um bom engajamento entre internautas, clientes e futuros clientes de sua marca. Mas para que isso se torne um trabalho bem sucedido é necessário dar alguns passos importantes.

É essencial realizar um trabalho gráfico de qualidade para chamar a atenção dos usuários do Facebook para o seu anúncio. Desse modo, torna-se importante escolher a imagem correta, de preferência sem escritas ou com conteúdo pequeno demais. O título e a chamada do anúncio devem ser claros e atraentes, convidando o potencial consumidor a ação. Nunca utilize textos em caixa alta – eles são desnecessários e podem gerar rejeição indevida para a sua publicidade.

Tenha uma meta e defina o seu objetivo

Antes mesmo de começar, defina exatamente onde você quer chegar ao realizar um plano estratégico sobre o que será postado. Um objetivo claro irá revelar se a sua estratégia está sendo bem sucedida ou não. Caso os resultados não apareçam, não tenha receio de realizar mudanças.

Tenha um plano contra riscos

Esse passo é altamente esquecido ou até mesmo rejeitado por muitos empresários que colocam a sua marca no Facebook. Toda empresa pode sofrer com erros e problemas que, se não tratados a tempo, podem gerar uma grande propaganda negativa na rede social. Por isso, é importante saber o que fazer quando isso acontecer.

É ideal que a sua estratégia contenha um plano que indique as medidas que devem ser tomadas para falar com os clientes lesados, quais as divulgações que a sua marca deve fazer para minimizar o ocorrido e dizer que o problema já está sendo solucionado. É imprescindível que em situações de risco e de deterioração da marca a sua empresa responda rapidamente com uma conclusão ou com uma justificativa para os consumidores afetados.

Começar a divulgar uma empresa no Facebook pode parecer muito fácil, mas, como vimos acima, esse trabalho envolve diversas etapas estratégicas para que as ações sejam competentes e tragam resultados para o seu negócio.

Mais importante do que tudo é encarar a rede social como uma vitrine da sua empresa e se relacionar com os clientes de maneira a levá-los a conhecer melhor o seu negócio. E lembre-se: conseguir vendas no Facebook é apenas uma consequência do trabalho de relacionamento realizado lá.

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