Aprenda a editar sua retrospectiva do Facebook

Por Caroline Hecke

Se você usa o Facebook com frequência, já deve ter visto uma enxurrada de posts com vídeos de retrospectivas de seus amigos na timeline. A ação faz parte das comemorações de 10 anos da rede e foi disponibilizada para qualquer usuário que quisesse conferir suas publicações de destaque desde que ingressou na rede social.

Ao mesmo tempo que a ferramenta agradou (e muito) ao público, o conteúdo selecionado automaticamente pelo Facebook não fez a cabeça de muita gente. A rede considerou relevantes as postagens conforme a quantidade de interações e curtidas, ou seja: muitos memes e piadas foram parar nos vídeos, perdendo a característica de relembrar os momentos bons publicados no Facebook.

Para agradar a todos, a rede lançou hoje a possibilidade de editar o seu vídeo, incluindo o que é mais importante para você e deixando de lado conteúdos desnecessários – ou, até mesmo, coisas que você não deseja relembrar, como a foto com aquele ex-namorado.

Fazer a edição é muito simples. Clique neste link, que dá acesso à página de edição. Ali, marque ou desmarque cada conteúdo que deseja incluir ou retirar de seu vídeo. Então, é só dar o play no vídeo no topo da tela e pronto!

facebook

Ferramenta de edição da retrospectiva (A Look Back) do Facebook

Para compartilhar o vídeo, selecione o botão verde no canto superior direito da tela. Lembre-se: você precisa colocar o número exato de imagens em cada etapa, caso contrário, seu vídeo ficará com quadrados brancos no lugar das imagens e postagens. Mas não se preocupe, o próprio Facebook avisa você quando for necessário selecionar mais histórias.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.