App.net: o novo Twitter?

Por Redação | 14.08.2012 às 11:50

O App.net atingiu seu objetivo com louvor: conseguiu arrecadar meio milhão de dólares para o projeto, que visa construir uma rede social totalmente isenta de anúncios. O projeto só poderia sair do papel se a equipe conseguisse levantar verbas por meio de doações (crowdfunding). Eles provaram que conseguiram, dois dias antes da data limite. As informações são da CNET.

O App.net recebeu esse nome para ser movimentado por aplicativos, em vez de propaganda, como acontece nas redes sociais mais badaladas da web.

Mais de 10 mil pessoas doaram, até a manhã desta segunda-feira, uma quantia que passava da casa dos US$ 660 mil. Um grande feito para a equipe da futura rede social, que dá mais importância ao usuário que às propagandas.

Em seu pedido de financiamento, Dalton Caldwell, fundador do App.net, disse que o objetivo do projeto é "criar o serviço que nós sempre desejamos". Segundo ele, sua equipe está trabalhando no desenvolvimento de um serviço social em tempo real, onde os usuários e desenvolvedores vêm em primeiro lugar - e não as propagandas e anunciantes.

A equipe levou mais de 9 anos para construir serviços sociais, plataformas de desenvolvimento, aplicativos para celulares e muito mais. Eles acreditam que serviços sociais sustentados por anúncios estão em desacordo com os interesses dos usuários, e assim, surgiu a ideia de criar uma rede social totalmente isenta de publicidade, favorecendo as empresas, os programadores e os usuários.