App de notícias Flipboard ganha versão na web

Por Redação | 10 de Fevereiro de 2015 às 18h32

Flipboard é uma espécie de revista digital lançada em 2010 e que até hoje contava apenas com versões mobiles — primeiro para iOS, depois para Android. O tempo foi passando o serviço ganhou ares de rede social de notícias, na qual você pode selecionar sobre quais tipos de conteúdo deseja se informar e então as novidades vêm até você em um feed próprio.

Hoje, o serviço dá um passo adiante ao lançar sua versão web, que pode ser acessada a partir de qualquer navegador e oferece uma experiência completa para o usuário. Com o mesmo apelo visual já presente no aplicativo portátil, a revista digital se apresenta como a capa de um jornal personalizado, sendo cada tópico escolhido por você um “caderno”.

Retorno às origens

Apesar de parecer inusitado, visto que o app já tem alguns anos na estrada e apenas agora chega aos navegadores, a versão web é uma espécie de retorno às origens do Flipboard. “Nunca imaginamos ser um app de iPad, mas as tecnologias não eram tão avançadas na época quanto são agora”, afirma ao Engadget o designer-chefe do serviço, Didier Hilhorst. O desenvolvedor provavelmente se refere às limitações tecnológicas dos navegadores de cinco anos atrás.

Além disso, em julho de 2013 o Flipboard lançou um recurso para o lançamento de revistas na web, algo que funcionava de forma limitada e permitia aos usuários folhearem o material no navegador como se o fizessem em uma revista de verdade. Desde então, durante os últimos 18 meses, a versão web do aplicativo foi sendo desenvolvida.

Flipboard

Experiência completa

Quem já usa o Flipboard em um tablet ou smartphone vai encontrar basicamente a mesma experiência ao testá-lo no navegador, com a vantagem de fazer tudo em uma tela maior. Pensando em aproveitar bem o espaço oferecido, a versão web oferece rolagem infinita, algo que combina muito bem com a forma como o conteúdo é exposto pela ferramenta.

“Queríamos manter as coisas naturais na web e não forçar nada. Acreditamos ter encontrado o equilíbrio certo entre ter um layout bonito e manter um feed detalhado”, complementa Hilhorst. E o trabalho dos desenvolvedores foi muito bem feito, pois a versão web do Flipboar inclui design responsivo, adaptando o conteúdo ao tamanho da tela, e algoritmos capazes de identificar qual a melhor posição para um destaque.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.