Após um ano, Facebook finalmente lança novo visual do feed de notícias

Por Redação | 06 de Março de 2014 às 17h45

O Facebook disse nesta quinta-feira (06) que disponibilizará para os usuários da rede social o novo visual do feed de notícias que havia sido anunciado no ano passado, mas nunca foi lançado. Segundo notícia veiculada pelo TechCrunch, o novo visual é mais limpo que o tradicional, mas mesmo assim se assemelha ao estilo já conhecido pelos usuários.

Em comunicado oficial, Greg Marra, gerente de produtos da empresa, afirma que a ideia é transformar o Facebook em uma rede ainda mais intuitiva e visualmente agradável, evitando que o usuário precise reaprender a usá-lo.

Ao que tudo indica, as maiores mudanças foram no estilo visual da rede e, segundo o próprio Facebook, nada que foi alterado deve afetar a visualização de publicidade. Portanto, se você é um anunciante, não tem motivos para se preocupar.

A rede social também aproveitou o anúncio para reiterar que o Graph Search, sistema de buscas avançadas da rede, permanecerá ativo somente para usuários que optam pelo inglês como idioma na plataforma. Outras línguas não devem receber a ferramenta.

facebook

Novo visual valoriza ainda mais conteúdo próprio, como fotos postadas pelo usuário diretamente na rede (Imagem:Divulgação/Facebook)

No comunicado, a empresa explica que optou por um estilo mais parecido com o encontrado em dispositivos móveis e que também escolheu trocar as fontes dos textos. Quem usa Mac vai passar a contar com a Helvetica como fonte primária. Usuários de Windows e outros sistemas operacionais receberão o Arial como a nova tipografia.

A mudança de fontes foi explicada por Marra como uma busca de algo que fosse mais próximo às fontes “originais dos sistemas." Em geral, o objetivo é tentar simplificar o que até agora poderia ser complexo: se antes existiam diferentes níveis de recuo para diferentes histórias compartilhadas, agora cada tipo de postagem tem o seu papel determinado.

Fotos compartilhadas, por exemplo, terão a largura total da área do Feed, em um movimento muito próximo ao que atualmente existe nas plataformas móveis. As colunas laterais também perderam alguns detalhes que deixavam o feed poluído.

Os usuários deverão começar a receber as alterações gradativamente a partir das próximas semanas. O Facebook não deu qualquer estimativa de prazo final para implementação do novo layout.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.