Algoritmo do MIT é capaz de prever popularidade de fotos no Instagram

Por Redação | 24.04.2014 às 15:20

O que começou como um algoritmo para ajudar atores a criarem fotos próprias mais memoráveis ganhou cunho social e está sendo usado para prever a popularidade de imagens publicadas no Instagram. Esse é o trabalho de Aditya Khosla, uma candidata a PhD em inteligência artificial pelo MIT, uma das mais prestigiadas instituições acadêmicas de tecnologia do mundo.

A ideia da pesquisadora é tentar prever o comportamento dos usuários da rede social de acordo com diversos parâmetros. Elementos como o número de seguidores, o título da foto e as tags usadas são levados em conta ao lado de quesitos mais técnicos como o conjunto de cores, gradiente, ângulo e textura do objeto fotografado. As informações são do site The Verge.

Mas, acima de tudo isso, Khosla aponta que é justamente o assunto da foto que define com mais propriedade a popularidade da imagem. Pessoas, por exemplo, costumam gerar mais curtidas que objetos, assim como cores vibrantes e mulheres de minissaia, principalmente se a peça for verde ou rosa. Mas, se você, por qualquer motivo, desejar publicar uma foto de um desentupidor de pia, melhor se preparar para ter poucas curtidas.

Para chegar a tais resultados, a pesquisadora utilizou uma amostra de 2,3 milhões de fotos publicadas no Flickr, levando em conta critérios de compartilhamento daquela rede social. Para Khosla, os mesmos parâmetros também podem se aplicar ao Instagram ou qualquer outro serviço que aceite o compartilhamento de imagens, com resultados sempre parecidos.

Esses resultados, inclusive, continuam a ser lapidados por uma ferramenta online, que está disponível no site de Khosla e é capaz de dar aos usuários uma noção preliminar do sucesso que suas imagens farão na rede. Por enquanto, o índice de popularidade é indicado em uma escala de 0 a 10, mas, no futuro, a pesquisadora espera contar com ferramentas que realizam edições para tornar as imagens melhores.