Agora, que o Twitter indexa todos os tweets: como deletar mensagens antigas?

Por Giancarlo Silva

O Twitter sempre ofereceu uma ferramenta de busca um tanto quanto limitada: embora ela servisse bem para retornar consultas a hashtags ou palavras-chave simples, sua indexação não tinha um bom alcance, não sendo possível pesquisar todo o histórico de tweets do site.

Com as recentes atualizações na rede social, a busca foi aprimorada e agora abrange absolutamente todo o histórico de tweets. Portanto, é possível encontrar toda e qualquer tuitada publicada, independente de quão antiga ela seja ou a quem tal tweet pertença.

Então, se por acaso você andou postando o que não devia, se arrependeu e agora não consegue encontrar aquele tweet novamente, siga estas dicas para acabar com o problema.

Operadores de busca

Na caixa de busca padrão do Twitter, situada no topo da página, é possível refinar os termos de pesquisa através de uma série de operadores. Por exemplo, você pode buscar por data, passando um intervalo específico através dos operadores since e until, seguidos da(s) data(s) desejada(s):

  • romario since:2012-11-20
  • romario until:2013-03-05
  • romario since:2012-11-20 until:2013-03-05

Pode também filtrar sua busca por idioma usando lang:

  • romario lang:pt
  • romario lang:en
  • romario lang:es

Ou pode fazer uma busca baseada em geolocalização, com o operador near e definir um alcance máximo em milhas, com o operador within:

  • romario near:"são paulo" within:45mi

Abaixo está uma lista oferecida pelo Twitter com todos os operadores disponíveis para que você possa refinar sua busca.

Busca avançada do Twitter

Busca avançada

O Twitter também oferece uma página exclusiva de busca avançada, onde você pode fazer buscas de tweets por data, palavras-chave específicas, idioma, por nomes de usuário, por geolocalização, por retweets e até mesmo por emoticons! Basta acessar a página e preencher o formulário com os critérios de busca desejados.

Busca avançada do Twitter

Download do arquivo

Caso prefira fazer uma busca apenas em seu próprio histórico de tweets, também dá para fazer o download de todas as suas mensagens e fazer a busca a partir do seu PC. Após acessar seu perfil e ir em Configurações > Conta, clique no botão "Solicitar o seu arquivo".

Busca avançada do Twitter

Após um tempo o Twitter enviará seu histórico em um arquivo .zip para seu endereço de email e você poderá procurar seus tweets localmente. Aí é só encontrar o que deseja usando as ferramentas já mostradas e apagar aquele tweet embaraçoso.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.