Agora é possível saber quantas pessoas efetivamente viram o seu tweet

Por Anderson Nascimento | 23.07.2014 às 07:55

Muita gente questiona se é possível saber quantas visualizações foram alcançadas em um determinado tweet e mensurar o alcance dele. A resposta é sim. O Twitter oferece esse recurso de mensuração por meio de sua ferramenta de anúncios.

Essa página revela informações e estatísticas interessantes sobre o seu perfil na rede social. Por meio de um gráfico de visualizações, é possível verificar o alcance dos seus tweets nos últimos 28 dias. Além disso, é possível ver em uma barra localizada à direita o número de engajamentos, bem como de retweets, respostas e curtidas.

A ferramenta de estatísticas de atividades no Twitter não é nova, porém estava disponível apenas para os tweets patrocinados. Ou seja, somente as contas de empresas ou instituições que investiam dinheiro com publicidade na rede social tinham acesso ao recurso.

O alcance de um tweet é apresentado em forma de impressões, que incluem o número de vezes que ele foi visto na versão web, pelo TweetDeck e pelos aplicativos para dispositivos móveis Android e iOS. Vale lembrar que clientes de terceiros, assim como a versão do Twitter para Windows Phone não estão inclusos nessas impressões.

Os "engajamentos" mencionados na página de estatísticas incluem interações em forma de retweets, respostas, curtidas e expansões de um tweet ou uma imagem contida nele. Cada uma dessas ações contam como um engajamento.

Para visualizar informações adicionais sobre algum tweet, basta clicar sobre o post desejado e acompanhar um gráfico com o número de impressões nas primeiras 30 horas ou a quantidade de vezes que o link do tweet foi clicado. A ferramenta ainda possibilita que seja conhecido a localização, os interesses e o sexo dos usuários que te seguem.

Não conseguiu ver as informações?

Como oficialmente a página deveria estar acessível apenas para contas verificadas, anunciantes e usuários que utilizam Cartões do Twitter, é possível que alguns usuários não consigam ver suas estatísticas por meio da página de Anúncios do Twitter. Se este é o seu caso, basta seguir as dicas abaixo para conseguir a liberação. Mas é preciso ter algum blog no Blogger, Wordpress ou Tumblr.

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site http://analytics.twitter.com já logado com a conta do Twitter. Assim que acessar o site, você verá uma barra azul e deverá clicar nos dizeres "learn how to get acess". Quando acessar a próxima página, caso o idioma esteja em português, é aconselhável que você modifique para inglês indo ao canto superior direito e clicando na setinha para baixo.

Twitter Analytics 01

Após realizar esse primeiro procedimento, clique em "Implement twitter cards" (implemente cartões do twitter). Feito isso vá para o menu "Four simple steps" na próxima página e clique em "Try them".

Aparecerá uma tela "Card Catalog" onde você deverá escolher a opção "Summary". Basta clicar sobre ela para ser direcionado a uma outra página. Na janela "Card Validator", você precisará completar as informações solicitadas.

Twitter Analytics 02

Depois de completar as informações, basta rolar a página para baixo e clicar no botão UPDATE.

Twitter analytics 03

Você entrará no Blogger (ou caso prefira, pode ser no Wordpress ou ainda no Tumblr), escolherá o menu "Modelo" e depois "editar código HTML". Na segunda tela, você vai procurar antes de colar a tag < /head >. Se você não souber exatamente onde encontrar essa tag e não quer ficar procurando no meio do emaranhado de códigos, clique dentro da caixa e depois em CTRL + F para fazer a busca pela tag. Ao encontrar posicione o cursos antes do sinal de "<" e depois cole o código.

Twitter Alanytics 05

Após realizar esse procedimento corretamente, clique em "Salvar Modelo". É necessário aguardar alguns instantes para que ocorra a atualização da página, ou, em alguns casos, é preciso criar um post qualquer para que isso aconteça.

O próximo passo é retornar para a página do Twitter que você estava trabalhando e clicar no botão "Validate & Apply". Digite no campo pedido a URL do seu blog e depois clique em "Go". Uma notificação informando que tudo ocorreu corretamente deve aparecer, em inglês, ao clicar no botão "Go". Caso não apareça, revise todos os passos, especialmente na colagem do código no Blogger, para corrigir possíveis erros. Se tudo ocorreu bem, é só aguardar 24 horas para que o Twitter libere o analytics.

Twitter Analytics 04

Fonte: http://tecnoblog.net/159720/contador-visualizacoes-twitter/