Agora, Facebook permite que você acompanhe o trabalho de seus servidores

Por Redação | 22 de Abril de 2013 às 11h40
TUDO SOBRE

Facebook

Os data centers do Facebook são famosos por serem ecologicamente corretos (tanto quanto possível), e na última quinta-feira (18) eles ganharam um novo nível de transparência. A rede social disponibilizou duas novas páginas que mostram em tempo real o impacto e a eficiência nos bastidores de todas as suas atividades no Facebook.

Por meio de um post no blog do Open Compute Project, que compartilha as especificações do data center com o público em geral, a rede social informou o lançamento de dois painéis que reportam dados contínuos sobre as principais metas de eficiência dos servidores.

Os data centers "verdes" da rede social de Mark Zuckerberg ficam em Oregon e na Carolina do Norte, Estados Unidos, e os novos painéis trazem uma representação visual de estatísticas desses locais - como a umidade, temperatura, eficiência do uso de energia (PUE) e eficiência do uso da água (WUE). Também é possível acompanhar esses indicadores ao longo das últimas 24 horas, do último trimestre, ou até mesmo do ano passado inteiro.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Data centers do Facebook

Todos os 'likes' e comentários compartilhados no Facebook têm um custo ecológico. As máquinas que processam e armazenam essas informações utilizam energia, que ainda vem principalmente do carvão, e os servidores também precisam ser resfriados. Diversos fabricantes de hardware e empresas de tecnologia, incluindo o Facebook, têm feito grandes progressos na concepção de máquinas mais eficientes e capazes de realizar esse trabalho com o mínimo de impacto negativo possível para o meio ambiente.

"Estamos orgulhosos da eficiência do nosso data center, e acho que é importante para desmistificar os data centers e compartilhar mais sobre como as nossas operações realmente são", escreveu a gerente de eficiência de projetos do Facebook, Lyrica McTiernan, no post do blog do Open Compute Project.

As páginas para acompanhar a movimentação nos data centers de Oregon e da Carolina do Norte já estão disponíveis.

Data centers do Facebook
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.