Adolescente é presa após fazer ameaças terroristas pelo Twitter

Por Redação | 14 de Abril de 2014 às 14h50
photo_camera Blog Kawanamu

A preocupação com a segurança no espaço aéreo norte-americano – ou, para alguns, a gigantesca paranoia com relação à possibilidade de atentados – levaram à prisão de uma jovem holandesa de 14 anos. Na manhã deste domingo (13), ela havia enviado uma mensagem para a conta oficial da American Airlines afirmando ser a responsável por um futuro atentado terrorista.

Na mensagem, ela dizia se chamar Ibrahim e ser um membro da Al-Qaeda residente no Afeganistão. Na sequência, diz que “algo grande” iria acontecer no dia 1º de junho. A garota, que segundo sua conta no Twitter se chama Sarah, não contava que a companhia aérea levaria a brincadeira a sério e enviaria as informações dela para as autoridades e órgãos de segurança.

Terrorismo American Airlines Twitter

A própria responsável pela mensagem foi informada sobre isso. O que se seguiu foi uma sequência de mensagens de desculpas e posts que pareciam amedrontados, com Sarah inclusive afirmando que uma amiga teria sido responsável pelo texto. Na sequência, ela mudou a história, dizendo que havia escrito o texto meses antes, mas desistido de enviá-lo por não considerar isso uma “boa ideia”. A jovem disse que um problema no Twitter teria sido responsável pela publicação sem autorização.

A troca de tuítes acabou ganhando força e se espalhando de maneira viral pela internet, dando a ela pelo menos 13 mil novos seguidores. A própria rede social, porém, acabou suspendendo a conta da garota, mas não se sabe se tal atitude ocorreu devido a um pedido das autoridades.

Para finalizar a história, a polícia de Rotterdam, na Holanda, confirmou a prisão da adolescente na manhã desta segunda-feira (14). Um porta-voz afirmou ao site Business Insider que a jovem foi levada para prestar esclarecimeentos após a força que suas mensagens ganharam na internet. As autoridades ainda não falaram sobre o indiciamento e acusações relacionadas ao caso.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.