6 recursos do Instagram que poucas pessoas conhecem

Por Sérgio Oliveira
photo_camera TechRadar

O Instagram surgiu de mansinho há cinco anos e aos poucos foi conquistando seu público-alvo. Atualmente, a rede social é uma gigante com mais de 400 milhões de usuários que sacam seus smartphones do bolso para compartilhar 80 milhões de imagens diariamente.

Tamanho sucesso se dá graças à forma simples que o app se apresenta para as pessoas. Bastante objetivo, o design torna processos como corte e aplicação de filtros bastante intuitivos e que qualquer um é capaz de fazer mesmo no seu primeiro contato com o serviço. A união disso com a criatividade dos usuários acaba gerando fotografias belíssimas capturadas por pessoas como qualquer um de nós.

Mesmo com essa característica, há alguns segredos escondidos no Instagram que poucas pessoas conhecem. Dominá-los pode fazer com que sua experiência na rede social melhore ainda mais e você tenha um controle maior da qualidade das publicações que aparecem no seu perfil.

Ficou curioso para saber quais são esses recursos? Então confira a linhas abaixo e aprenda.

1. Esconda os filtros que você não gosta

É bem verdade que os filtros ajudaram o Instagram a se tornar o que ele é hoje. Contudo, à medida que os smartphones evoluíram, trouxeram consigo câmeras mais avançadas e de maior qualidade, promovendo a derrocada de alguns filtros, que foram parar no limbo da preferência popular.

Há algum tempo, o Instagram liberou uma atualização que permite gerenciar quais filtros são exibidos para o usuário. Para isso, na tela de aplicação de filtro, basta deslizar a lista para a esquerda até encontrar a opção "Gerenciar". Clique sobre ela para ser levado a uma lista onde você pode marcar os filtros que deseja usar e desmarcar aqueles que menos lhe agradam.

Não curte um filtro em específico e ele só te atrapalha quando você vai editar sua foto? Não tem problema, basta ir até o menu "Gerenciar" e retirá-lo da listagem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

2. Esconda fotos vergonhosas em que você foi marcado

Se você é daqueles que gostam de manter um perfil organizado, sabe o quão chato é ficar aparecendo em fotos da balada no fim de semana tiradas por um amigo que curte a zoeira ou algo pior. Isso porque todas as fotos em que você é marcado acabam aparecendo na sessão "Fotos com você" no seu perfil.

A boa notícia é que há como esconder imagens em que você foi marcado sem grandes complicações. Para isso, basta acessar a seção "Fotos com você", abrir uma imagem que aparece ali e dar um toque sobre ela para que as marcações apareçam. Feito isso, dê um novo toque sobre o seu nome e selecione a opção "Ocultar do meu perfil" antes de confirmar a operação tocando em "Concluir".

Graças a esse recurso ninguém poderá ver aquela foto vergonhosa no seu perfil tirada no fim de semana na balada

Graças a esse recurso ninguém poderá ver aquela foto vergonhosa no seu perfil tirada no fim de semana na balada (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

3. Veja o que seus amigos andam curtindo

É óbvio que o Instagram não só é uma plataforma para compartilhar imagens, como também para stalkear seus melhores amigos. Ora, atire a primeira pedra quem nunca ficou curioso para saber o que aquela pessoa anda curtindo por aí, não é mesmo?

Se você é dessas pessoas, comemore! O Instagram tem um recurso um pouco escondido na seção "Atividade" que permite que qualquer um espie o que as pessoas estão curtindo e quando fizeram isso. Para acessá-la, basta ir até a aba "Atividade" e selecionar a guia "Seguindo".

Curte stalkear os seus amigos e ver o que eles andam fazendo no Instagram? Então esse recurso foi feito para você

Curte stalkear os seus amigos e ver o que eles andam fazendo no Instagram? Então esse recurso foi feito para você (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

4. Veja todas as fotos que você já curtiu

Buscar por uma foto que você viu há algumas horas e sentou o dedo no "gostei" pode ser uma das tarefas mais difíceis do mundo, principalmente se você segue centenas de pessoas viciadas no Instagram.

Para aliviar esse desespero todo, a rede de compartilhamento de imagens tem um recurso chamado "Publicações que você curtiu" que está um tanto quanto escondido nas configurações da sua conta. Para acessá-lo, basta ir até o seu perfil, tocar na engrenagem no canto superior direito da tela e finalmente tocar na opção desejada.

Lembra de ter visto uma foto, que curtiu ela e não a encontra na timeline? Não tem problema, basta visualizar as fotos que você curtiu para achá-la rapidinho

Lembra de ter visto uma foto, que curtiu ela e não a encontra na timeline? Não tem problema, basta visualizar as fotos que você curtiu para achá-la rapidinho (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

5. Seja notificado sempre que seus perfis favoritos publicarem algo

Não há como negar que todos nós somos vidrados em um ou outro perfil no Instagram e não paramos de visitá-lo em busca de uma nova publicação. O problema é que fazer isso não é lá muito produtivo, principalmente se você tiver essa obsessão por muitos perfis.

Para ajudar a solucionar esse caso, o Instagram oferece um recurso que envia uma notificação para você sempre que uma nova publicação for feita por aquele perfil. Para ativá-lo, basta entrar no perfil em questão, tocar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito e selecionar a opção "Ativar notificações". Bem prático, não é mesmo?

Curte muito um perfil e quer ficar por dentro de tudo o que ele posta assim que a publicação sai? Então é só ativar as notificações para ele

Curte muito um perfil e quer ficar por dentro de tudo o que ele posta assim que a publicação sai? Então é só ativar as notificações para ele (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

6. Mensagens diretas

Sim, você provavelmente já ouviu falar nesse recurso, mas a verdade é que a maioria esmagadora dos usuários do Instagram não conhece o recurso das mensagens diretas. Recentemente, o Facebook revelou que apenas 85 milhões de usuários utilizam o recurso por mês - o que não é nem um quarto das 400 milhões de pessoas cadastradas no serviço.

O fato das mensagens diretas não terem caído no gosto popular pode estar associado à ineficiência da ferramenta, que só permitia a comunicação entre duas ou mais pessoas a partir do envio de uma imagem. Essa realidade, no entanto, mudou numa das últimas atualizações do app, que agora permite o envio de mensagens apenas em texto, sem a necessidade de embutir uma imagem.

Para os que gostariam de compartilhar uma fotografia de maneira privada e achavam o processo de fazer uma captura de tela e enviá-la por mensagem muito trabalhoso, o Instagram também deu uma mãozinha. Agora é possível "encaminhar" uma publicação no privado, bastando clicar na seta presente ao lado dos ícones de curtir e comentar e selecionar quem receberá aquele encaminhamento.

Com a mais recente atualização, os usuários podem

Com a mais recente atualização, os usuários podem "encaminhar" publicações no privado via mensagem direta, bem como enviar mensagens apenas de texto, sem necessariamente anexar uma imagem a ela (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Você conhecia esses recursos? Quais dele você mais utiliza e quais são novidade? Se conhece algum outro recurso que poderia ter entrado nessa lista, mas ficou de fora, não deixe de compartilhá-lo na caixa de comentários aqui embaixo.

Confira também:

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.