5 novos recursos do Twitter, Instagram e Facebook para você ficar de olho

Por Redação | 20 de Agosto de 2016 às 08h00

A internet é um mundo dinâmico no qual tudo acontece relativamente muito rápido. Acensões meteóricas e quedas vertiginosas puderam ser vistas com certa facilidade ao longo das últimas duas décadas, quando a web começou a ganhar corpo para se tornar o que é hoje.

Assim, nada mais natural que os principais serviços da atualidade implementem novidades de tempos em tempos. Além de isso causar barulho e devolver suas marcas às manchetes, também serve para mostrar aos usuários que muitas de suas reivindicações estão sendo atendidas.

As três principais redes da atualidade — Instagram, Twitter e Facebook — vêm testando algumas novidades ao longo dos últimos meses, e as mais imperdíveis delas foram compiladas pelo pessoal do site Social Media Today. Ficou curioso? Então confira!

1. Novas informações exibidas no perfil do Twitter

A rede social dos 140 caracteres vem enfrentando problemas financeiros, mas isso não tem sido desculpa para sonegar novos recursos. Ao contrário, a rede vem trazendo muitas novidades nos últimos anos, como fim do limite de caracteres para as mensagens diretas e ferramentas de análise de estatística disponíveis para todos os usuários.

Uma das novidades mais recentes é a exibição de um selo na página inicial de um perfil comercial sobre qual o período em que ele é mais responsivo. O recurso é semelhante ao do Facebook, que permite ao visitante saber em média quanto tempo uma página leva para responder uma mensagem privada. Com a novidade, o Twitter favorece a troca de informação entre audiência e marca, facilitando a vida das duas partes.

Twitter tempo de reposta

Twitter testa exibição do período de maior atividade de uma página. (Foto: Screenshot/Twitter)

Outro novidade ainda em fase de testes no Twitter é a presença da aba “Featured”, que vai reunir as publicações de destaque de um perfil. É bastante provável que quem gerencia a página vai escolher quais itens deverão ser exibidos ali, mas ainda não há qualquer confirmação a respeito.

Twitter Aba Featured

Aba de destaques é outro recurso do Twitter em fase de testes. (Foto: Reprodução/Twitter)

2. Transmissões esportivas no Twitter

Outro recurso destacado pelo Social Media Today é a realização de transmissões esportivas no Twitter. A companhia fez acordo com a NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, para transmitir não apenas partidas, mas também outros programas exclusivos sobre o esporte.

Posteriormente, a companhia negociou com a NBA e a MLS, respectivamente as principais ligas de basquete e de futebol do país norte-americano, para transmitir partidas e conteúdo exclusivo na rede social. Porém, há um mês e meio, o Twitter estreou as transmissões esportivas exibindo disputas do torneio de tênis de Wimbledon.

Transmissão no Twitter

Twitter começa a realizar transmissões esportivas. (Foto: Reprodução/The Next Web)

Como a ferramenta é apenas de retransmissão, ou seja, o Twitter não vai produzir conteúdo, a parceria envolve ainda empresas de comunicação como a ESPN e a Turner Broadcasting, dona dos canais Esporte Interativo, Space e TNT.

3. Download de vídeos no Facebook

Já podemos dizer que o Facebook é, também, uma plataforma de vídeos. Logicamente que ainda é muito cedo afirmar que a empresa de Zuckerberg vai conseguir peitar o YouTube, mas é crescente a quantidade de conteúdo em vídeo que aparece na rede, tornando natural também o surgimento de novas ferramentas relacionadas a esta mídia.

Por enquanto, o Facebook vem testando em alguns locais e de maneira restrita, uma função que permite ao usuário fazer o download de um vídeo. O botão para baixar o conteúdo estaria disponível dos botões de curtir e de compartilhar. Aqui, vale ressaltar que é pouco provável que a função em questão seja para você salvar um arquivo em seu dispositivo, mas, assim como acontece no Spotify, permitiria a você salvar um conteúdo para ver offline — além disso, fica a critério de quem posta o vídeo decidir se ele pode ser baixado ou não.

Facebook vídeos offline

Facebook testa ferramenta de download de vídeos. (Foto: Reprodução/Social Media Today)

Tanto é que o recurso começou a ser testado na Índia, país que, assim como o Brasil, tem alguns problemas de infraestrutura de rede móvel. Desta maneira, os indianos que tiverem acesso à versão prévia da ferramenta, podem baixar os vídeos enquanto estão conectados ao Wi-Fi para ver depois sem que isso consuma a sua rede de dados móveis.

4. Múltiplas contas no Messenger

Esta função não chega a ser uma grande novidade, visto que está disponível desde fevereiro no Android. A informação nova aqui é que há pouco mais de um mês ela chegou também ao iOS, então, quem tem um iPhone ou acessa o Messenger de um iPad, agora pode trocar rapidamente entre várias contas, recurso ideal para quem gerencia páginas e precisava ficar logando e deslogando sempre para dar conta de atender tudo.

5. Moderação de comentários no Instragram

A última ferramenta destacada pelo site Social Media Today é o recurso de moderação de comentários do Instragram. Disponível apenas para perfis comerciais, ele funciona como um bloqueador de comentários ofensivos tradicional no qual o administrador cria uma lista de palavras que devem ser bloqueadas.

Moderação comentários do instragram

Filtro de comentários do Instagram. (Foto: Reprodução/Twitter)

Assim, sempre que elas aparecem, o comentário é automaticamente enviado para o limbo do ciberespaço e não aparece na publicação.

Fonte: Social Media Today

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.