5 novos recursos do Twitter, Instagram e Facebook para você ficar de olho

Por Redação | 20 de Agosto de 2016 às 08h00

A internet é um mundo dinâmico no qual tudo acontece relativamente muito rápido. Acensões meteóricas e quedas vertiginosas puderam ser vistas com certa facilidade ao longo das últimas duas décadas, quando a web começou a ganhar corpo para se tornar o que é hoje.

Assim, nada mais natural que os principais serviços da atualidade implementem novidades de tempos em tempos. Além de isso causar barulho e devolver suas marcas às manchetes, também serve para mostrar aos usuários que muitas de suas reivindicações estão sendo atendidas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As três principais redes da atualidade — Instagram, Twitter e Facebook — vêm testando algumas novidades ao longo dos últimos meses, e as mais imperdíveis delas foram compiladas pelo pessoal do site Social Media Today. Ficou curioso? Então confira!

1. Novas informações exibidas no perfil do Twitter

A rede social dos 140 caracteres vem enfrentando problemas financeiros, mas isso não tem sido desculpa para sonegar novos recursos. Ao contrário, a rede vem trazendo muitas novidades nos últimos anos, como fim do limite de caracteres para as mensagens diretas e ferramentas de análise de estatística disponíveis para todos os usuários.

Uma das novidades mais recentes é a exibição de um selo na página inicial de um perfil comercial sobre qual o período em que ele é mais responsivo. O recurso é semelhante ao do Facebook, que permite ao visitante saber em média quanto tempo uma página leva para responder uma mensagem privada. Com a novidade, o Twitter favorece a troca de informação entre audiência e marca, facilitando a vida das duas partes.

Twitter tempo de reposta

Twitter testa exibição do período de maior atividade de uma página. (Foto: Screenshot/Twitter)

Outro novidade ainda em fase de testes no Twitter é a presença da aba “Featured”, que vai reunir as publicações de destaque de um perfil. É bastante provável que quem gerencia a página vai escolher quais itens deverão ser exibidos ali, mas ainda não há qualquer confirmação a respeito.

Twitter Aba Featured

Aba de destaques é outro recurso do Twitter em fase de testes. (Foto: Reprodução/Twitter)

2. Transmissões esportivas no Twitter

Outro recurso destacado pelo Social Media Today é a realização de transmissões esportivas no Twitter. A companhia fez acordo com a NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, para transmitir não apenas partidas, mas também outros programas exclusivos sobre o esporte.

Posteriormente, a companhia negociou com a NBA e a MLS, respectivamente as principais ligas de basquete e de futebol do país norte-americano, para transmitir partidas e conteúdo exclusivo na rede social. Porém, há um mês e meio, o Twitter estreou as transmissões esportivas exibindo disputas do torneio de tênis de Wimbledon.

Transmissão no Twitter

Twitter começa a realizar transmissões esportivas. (Foto: Reprodução/The Next Web)

Como a ferramenta é apenas de retransmissão, ou seja, o Twitter não vai produzir conteúdo, a parceria envolve ainda empresas de comunicação como a ESPN e a Turner Broadcasting, dona dos canais Esporte Interativo, Space e TNT.

3. Download de vídeos no Facebook

Já podemos dizer que o Facebook é, também, uma plataforma de vídeos. Logicamente que ainda é muito cedo afirmar que a empresa de Zuckerberg vai conseguir peitar o YouTube, mas é crescente a quantidade de conteúdo em vídeo que aparece na rede, tornando natural também o surgimento de novas ferramentas relacionadas a esta mídia.

Por enquanto, o Facebook vem testando em alguns locais e de maneira restrita, uma função que permite ao usuário fazer o download de um vídeo. O botão para baixar o conteúdo estaria disponível dos botões de curtir e de compartilhar. Aqui, vale ressaltar que é pouco provável que a função em questão seja para você salvar um arquivo em seu dispositivo, mas, assim como acontece no Spotify, permitiria a você salvar um conteúdo para ver offline — além disso, fica a critério de quem posta o vídeo decidir se ele pode ser baixado ou não.

Facebook vídeos offline

Facebook testa ferramenta de download de vídeos. (Foto: Reprodução/Social Media Today)

Tanto é que o recurso começou a ser testado na Índia, país que, assim como o Brasil, tem alguns problemas de infraestrutura de rede móvel. Desta maneira, os indianos que tiverem acesso à versão prévia da ferramenta, podem baixar os vídeos enquanto estão conectados ao Wi-Fi para ver depois sem que isso consuma a sua rede de dados móveis.

4. Múltiplas contas no Messenger

Esta função não chega a ser uma grande novidade, visto que está disponível desde fevereiro no Android. A informação nova aqui é que há pouco mais de um mês ela chegou também ao iOS, então, quem tem um iPhone ou acessa o Messenger de um iPad, agora pode trocar rapidamente entre várias contas, recurso ideal para quem gerencia páginas e precisava ficar logando e deslogando sempre para dar conta de atender tudo.

5. Moderação de comentários no Instragram

A última ferramenta destacada pelo site Social Media Today é o recurso de moderação de comentários do Instragram. Disponível apenas para perfis comerciais, ele funciona como um bloqueador de comentários ofensivos tradicional no qual o administrador cria uma lista de palavras que devem ser bloqueadas.

Moderação comentários do instragram

Filtro de comentários do Instagram. (Foto: Reprodução/Twitter)

Assim, sempre que elas aparecem, o comentário é automaticamente enviado para o limbo do ciberespaço e não aparece na publicação.

Fonte: Social Media Today

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.