Como ganhar mais 'curtir' na sua fan page do Facebook?

Por Bruna Rasmussen

A grande maioria das empresas hoje já usa o potencial das redes sociais a seu favor. Afinal de contas, o número de usuários de internet já ultrapassa os 100 milhões só no Brasil. Boa parte dessas pessoas está conectada em redes como o Facebook e o Twitter, disponíveis para receber a sua marca e os seus produtos. Mas oferecer o melhor não basta: é preciso saber se comunicar no ambiente online.

O Facebook é a maior rede social da atualidade e grandes e pequenas empresas disputam espaço na linha do tempo dos usuários. A cada “curtir” ou a cada interação dentro da página, aumentam as chances do usuário vir a consumir o seu produto ou seus serviços. Mas conquistar o usuário do Facebook nem sempre é fácil.

Por isso, separamos algumas dicas para turbinar a sua fan page e conseguir mais “curtir”, mais interação e, consequentemente, mais vendas.

1. Capa, seu portal de entrada

Capa Canaltech

Já reparou como nós somos muito visuais na internet? Isso porque as pessoas geralmente não gastam tempo lendo, mas são conquistadas por um belo visual. Assim, investir na sua capa é fundamental. Evite muito texto, chamadas de promoção ou o próprio endereço do site e foque em uma bela imagem que represente seu produto ou a sua marca. Aliar a época do ano à sua empresa também costuma ser eficaz. Que tal capas especiais para o Dia das Crianças ou para o Natal? Tudo depende do seu público.

2. Preencha as informações

Em toda fan page há a parte “Sobre”, que costuma ser muito mal aproveitada pelas empresas em geral. É possível definir informações como o site da sua empresa, bem como uma breve descrição, horário de funcionamento e até missão e valores. Quanto mais completo você deixar esse perfil, mais fácil será para os usuários do Facebook saberem quem você é e quais serviços você oferece.

3. Conteúdo original

A máxima de que “nada se cria, tudo se copia” não cabe muito bem quando o assunto é turbinar a sua fan page. Evite postar o que dezenas de outros já usaram e aposte em conteúdo original. Fale não só sobre seus produtos mas aproveite todo o universo em que sua marca está inserida. Você tem uma loja de peças automotivas? Porque não falar sobre cuidados com o veículo e mostrar os últimos lançamentos de carros que vão deixar qualquer um babando?

Canaltech

Várias pesquisas já comprovaram que o conteúdo que mais dá certo no Facebook são as imagens. Por isso que os banners com fotos e alguma frase são tão utilizados, curtidos e, o mais importante, compartilhados. Investir em design aqui também é importante. Vá em frente e faça o download de um software editor de imagens e comece já a criar os seus banners.

4. Promoções

Quem não gosta de ter a chance de ganhar um presentinho? As promoções são muito utilizadas no Facebook e você pode aproveitá-las não só para convencer os usuários a conhecerem o seu produto, mas também para gerar likes. Evite as famosas promoções de “Curta e Compartilhe” e invista em concursos culturais – a melhor foto, a melhor frase ou o melhor vídeo, por exemplo. Além de irem de acordo com os termos de uso do Facebook, os concursos geram muito mais engajamento, já que os usuários irão recorrer aos amigos e familiares para tentar aumentar suas chances de ganhar.

5. Interação

Nada pior do que entrar em contato com uma marca via Facebook e ser ignorado. Monitore o que acontece na sua fan page e crie o hábito de interagir com o seu público. Por mais boba que seja a pergunta ou o comentário, não economize caracteres e faça questão de mostrar que a sua empresa está online e ativa.