5 dicas para evitar os textões e deixar o Facebook mais agradável

Por Sérgio Oliveira

Já faz algum tempo que o Facebook vem lançando extensões e modificando o algoritmo para evidenciar cada vez mais as publicações de amigos e familiares na linha do tempo do usuário, numa tentativa de tornar a rede social mais agradável para as pessoas.

O problema é que atualização vem, atualização vai, e o site não consegue por fim a uma coisa em específico: os textões que quase sempre acabam em briga. Os temas dos textos mal formulados são diversos, indo desde a crise política até provocações sobre o time adversário que levou uma goleada na última rodada do Brasileirão, e a verdade é que tem gente que não aguenta mais isso.

Se você faz parte do grupo dos que estão cansados dessas picuinhas e do mimimi, mas que mesmo assim não quer excluir sua conta do Facebook, nós preparamos 5 dicas que lhe ajudarão a evitar os textões e deixar a rede social mais agradável.

1. Revista eletrônica

Uma boa forma de se livrar dos textos gigantescos que pipocam aqui e ali na timeline é passar a acompanhar apenas as publicações das páginas de conteúdo e informação que você curte. E há três formas de fazer isso.

A primeira delas é instalar a extensão "Save to Facebook", que permite que você salve páginas interessantes e as acesse posteriormente acessando o link "Salvos" no menu à esquerda da página principal da rede social. Por enquanto, a extensão só está disponível para o Google Chrome e pode ser baixada neste link.

Agora, a seção

Agora, a seção "Salvos" armazena não só as postagens que você marcou para ler depois, mas também páginas e links (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A segunda maneira de filtrar o que você visualiza no seu Facebook é criar listas de interesses. Utilizando esse recurso, você pode segmentar as publicações por tipo de conteúdo de acordo com as páginas que você curte no site. Por exemplo, é possível criar uma lista com apenas conteúdo gamer, outra com notícias de tecnologia e assim por diante.

Depois de criadas as listas, elas ficarão disponíveis no menu à esquerda da página principal do Facebook. Basta clicar sobre uma delas para visualizar o conteúdo publicado pelas páginas incluídas ali.

As listas de interesses servem para você segmentar seus amigos e páginas que curte por tipo de conteúdo publicado

As listas de interesses servem para você segmentar seus amigos e páginas que curte por tipo de conteúdo publicado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A última forma de filtrar o conteúdo é simplesmente clicar na opção "Feed de Páginas" à esquerda da página inicial. Nessa lista, você verá as publicações de todas as páginas que você curtiu ordenadas por relevância. Nem de longe é tão organizado quanto as duas opções anteriores, mas satisfaz os menos exigentes.

Já o Feed de Páginas é mais direto e exibe todas as publicações das páginas que você curte ordenadas por relevância

Já o Feed de Páginas é mais direto e exibe todas as publicações das páginas que você curte ordenadas por relevância (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

2. Organize sua agenda

Certamente você já foi convidado para alguma espécie de evento criado por amigos no Facebook. Tirando o fato de que geralmente a gente confirma presença e nem dá as caras nessas solenidades, os eventos podem servir também para você organizar a sua agenda. Para isso, basta acessar a aba "Eventos" no menu principal do site e criar eventos privados sem nenhum convidado para que eles fiquem dispostos num calendário com todos os seus apontamentos.

No Facebook, os eventos também servem para você montar e organizar sua própria agenda

No Facebook, os eventos também servem para você montar e organizar sua própria agenda (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Caso você tenha um dispositivo móvel sincronizado com sua conta no Facebook, ele também poderá listar esses eventos e alertá-lo sobre eles quando a data marcada estiver se aproximando.

3. Grupos de discussão

Embora estejamos propondo fugir de discussões chatas e acaloradas, vale a pena falar dos grupos que existem dentro do Facebook. Afinal de contas, a ideia deles é bastante semelhante à apresentada pelas comunidades do saudoso Orkut, com publicações restritas ao tema específico definido por seus criadores.

Os grupos de discussão são uma ótima maneira de debater apenas sobre temas específicos

Os grupos de discussão são uma ótima maneira de debater apenas sobre temas específicos (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Portanto, se você quiser se ater a debates sobre temas específicos, os grupos são uma boa maneira de fazer isso. Clique sobre a aba "Grupos" no menu à esquerda do Facebook e veja a lista dos que você já participa. Caso não esteja em nenhum grupo até agora, basta clicar na aba "Grupos sugeridos" ou procurar por algo utilizando a caixa de buscas no topo da tela.

4. Joguinhos

É verdade que a época de ouro dos joguinhos sociais passou e atualmente são poucos os títulos que despertam interesse e prendem a atenção do público. Mesmo assim, isso não significa que não há jogos divertidos que podem entreter por alguns vários minutos, como é o caso de Candy Crush, Song Pop, Sliter.io e afins.

Já se foram os tempos de Farmville, mas o Facebook ainda dispõe de boas opções para passar o tempo e se esquivar dos textões

Já se foram os tempos de Farmville, mas o Facebook ainda dispõe de boas opções para passar o tempo e se esquivar dos textões (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

5. Transmissões ao vivo

O Facebook Live chegou de mansinho, restrito apenas às celebridades, numa estratégia mais do que suficiente para causar um verdadeiro frisson na rede social. Agora, a funcionalidade está disponível para que todos façam sua própria transmissão ao vivo, tudo de maneira rápida e descomplicada.

Você pode conferir tudo o que as pessoas andam transmitindo no Facebook Live graças a esta ferramenta

Você pode conferir tudo o que as pessoas andam transmitindo no Facebook Live graças a esta ferramenta (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

E mesmo que você seja aquele tipo de sujeito acanhado, que não gosta de botar a cara na frente de uma câmera, pode curtir o que outras pessoas andam fazendo sem sequer conhecê-las graças ao recurso "Vídeo ao vivo".

Clique sobre ele para ser levado a um mapa-mundi, que exibe todas as transmissões que estão sendo feitas no planeta em tempo real. Clique sobre um dos pontos azuis ali e comece a assistir até a vídeo de gente do outro lado do mundo. Se não gostar, é só escolher outra opção e seguir adiante. Bacana, né?

Caso não goste do que está assistindo, basta escolher outra opção no carrossel na parte inferior ou voltar ao mapa-mundi

Caso não goste do que está assistindo, basta escolher outra opção no carrossel na parte inferior ou voltar ao mapa-mundi (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

E aí, curtiu as dicas que demos aqui? Tem alguma outra sugestão para evitar o mimimi no Facebook e tornar a rede social menos pesada e mais agradável? Então compartilhe sua ideia nos comentários aqui embaixo.