Publicidade

5 dicas para dobrar rapidamente o sucesso do marketing do seu Instagram

Por| 08 de Novembro de 2016 às 11h51

Link copiado!

5 dicas para dobrar rapidamente o sucesso do marketing do seu Instagram
5 dicas para dobrar rapidamente o sucesso do marketing do seu Instagram
Tudo sobre Instagram

Uma foto vale mais do que mil palavras. Ou assim dizem...

Se isto é verdade, porque é que tantos profissionais lutam para crescer sua marca no Instagram enquanto suas contas de Twitter e Facebook decolam? Afinal, uma foto tem que, pelo menos, valer mais para sua audiência do que 140 caracteres, certo?

É verdade que marketing visual e Instagram, em particular, parece ser o futuro da mídia social. Contudo, muitos empreendedores não têm conhecimento sobre como e onde começar seu caminho na dominação do Instagram. Felizmente, com as dicas e truques que eu vou esboçar neste artigo, você pode facilmente dobrar o sucesso do seu Instagram em um muito curto espaço de tempo.

1. Pesquise seu mercado

Continua após a publicidade

Pode parecer descaradamente óbvio. Como receber uma bofetada com um peixe congelado, mas antes de alguém reclamar, deixe me fazer uma pergunta. Você já fez isso? Você sabe, muitas pessoas pensam que elas conhecem sua audiência. Muitas delas estão erradas. Mesmo se você tiver feito pesquisas de mercado extensivas em outras plataformas de mídia social, não significa que você saiba o que sua audiência do Instagram está procurando.

Reserve um tempo para fazer uma pesquisa de mercado séria. Descubra quais contas sua audiência está seguindo. Procure quais hashtags ela está usando. Examine a concorrência associada com hashtags populares em seu nicho. Mergulhe profundamente no seu mercado até você entender os hábitos deles melhor do que você entende os seus.

2. Crie um conteúdo consistente

O próximo passo para melhorar o sucesso do marketing do seu Instagram é selecionar um tema central para seus posts e cumpri-lo. Este ponto é predominantemente para empresas que usam Instagram, não contas pessoais para impulsionar sua marca.

Continua após a publicidade

Poste fotos que são congruentes com seu tema principal. Evite postagens que não estão 100% na linha com sua empresa e valores. Selecione uma paleta de cores que é similar com o website da sua empresa e use para todas as suas fotos. Também, tenha certeza que você está usando o mesmo filtro com todas as suas fotos. Isso vai ajudar os seus posts tornarem-se instantaneamente reconhecidos por sua audiência.

3. Peça para sua audiência ligar a notificação de postagem

Nunca dói pedir. Ainda mais, você acharia a coisa mais dolorosa do mundo. Quando eu digo para as marcas pedirem seus clientes qualquer coisa, elas tendem a enlouquecer e pensar que isso vai afastar os consumidores. De fato, o oposto é verdade. Pedir aos usuários para retweetar seu post no Twitter resultou em uma taxa de retweet 4 vezes mais alta (comparado com apenas “esperar” que eles fariam algo por conta própria).

Agora, eu sei que Instagram e Twitter são plataformas completamente diferentes. Contudo, os mesmos princípios psicológicos se aplicam para ambos. Ocasionalmente poste figuras que instruam seus usuários a ligar a notificações de posts para sua conta. Use texto negrito, colorido e atraente com uma seta gigante apontando para o botão de configuração. Isso vai resultar em um aumento no engajamento de post e vai indiretamente resultar em mais seguidores. Mas não exagere. Incluía um dessas postagens uma vez por semana.

Continua após a publicidade

Com este cronograma, sua audiência vai ainda ter uma suave lembrança de ligar a notificação de posts sem sentir que você está sendo intrometido.

4. Teste sua hashtag

Hashtag tem sido tópico de muitos debates desde que o Instagram se tornou popular. Todo mundo tem uma opinião sobre este tópico. Algumas pessoas sugerem que você foque no menor, hashtags de compartilhamento. Outras pessoas te dizem para apenas selecionar grandes hashtags. Especialistas sugerem que você apenas use 5-7 hashtags por post. Outros especialistas dizem que você pode usar quantos desejar.

A verdade? Depende. Enquanto há certas doutrinas de marketing relacionadas com psicologia humana e algoritmos de plataforma, hashtag não é uma ciência exata. Nosso cérebro não se desenvolveu para gostar ou não de figuras baseadas no número de hashtags que o post tem. E o Instagram não tem um algoritmo avançado especificamente para hashtags também.

Continua após a publicidade

Então, qual é a solução? Experimente. Eu recomendo você começar usando 5 a 7 hashtags, selecionar 1 a 3 hashtags grandes e 2 a 4 hashtags de compartilhamento, mas como tudo em marketing, a chave é testar.

Passe um mês ou dois usando 15 hashtags por post. Então passe um mês usando apenas 2 a 5 por post. Passe um mês focando puramente em hashtags de compartilhamento. Um mês focando em hashtags grandes. E então passe um mês usando um pouquinho de cada. No final os dados não vão mentir.

5. Participe de um grupo comunitário no Instagram

O Instagram é competitivo. Sim. Mas, ainda há empreendedores lá fora que preferem trabalhar juntos do que tentar competir com todo usuário. Participando de um grupo comunitário do Instagram você terá acesso a centenas e talvez milhares de outros profissionais no seu nicho que quer colaborar, não competir. Esses grupos vão comentar em cada post, curtir fotos e te seguir de volta para ajudar cada membro a crescer rapidamente suas contas no Instagram.

Continua após a publicidade

Combinar marketing de mídia social com divulgação é uma potente receita para crescer naturalmente e rapidamente os seguidores do Instagram. Surpreendentemente, a vasta maioria dos profissionais do Instagram que eu conheço não usa esta tática, que é uma vergonha. Se você implementar esta poderosa estratégia, você verá seus números dispararem. E depois usando esta técnica de growth hacking por um tempo, seu engajamento e seguidores vão começar a crescer organicamente.

Conclusão

O Instagram é uma poderosa ferramenta para promover a si mesmo, seus produtos e seu negócio. Mas você tem que usar isso certo. Equipado com o guia acima, você está bem no caminho para alcançar um sucesso massivo como um profissional do Instagram, mas lembre-se, essas coisas levam tempo.

Você precisa ser paciente, testar diferentes abordagens, analisar os dados e tomar suas decisões de marketing baseadas em métricas. Fazendo isso, você pode dividir sua curva de crescimento na metade e rapidamente criar seguidores altamente engajados no Instagram.