4 dicas para tirar mais proveito de seu perfil no LinkedIn

Por William Nascimento

Após ser comprado pela Microsoft, o LinkedIn nunca esteve tão em alta como atualmente. No entanto, a maioria das pessoas que estão cadastradas no site ainda não utiliza todo o potencial que a rede social profissional tem a oferecer. Muitos dos usuários da plataforma fazem uso com mais intensidade apenas quando precisam de um novo emprego ou quando estão procurando por talentos para fazerem parte de um projeto. Mas, mesmo que você esteja bem empregado, é possível obter boas vantagens no LinkedIn.

Se você já criou seu perfil na rede social, comece a levá-lo a sério. Ele é seu currículo com maior potencial de alcance. Mesmo empregado, esteja sempre aberto a novas oportunidades e parcerias. Essa ideia e comportamento é muito importante para que você possa desenvolver um networking de qualidade e mais amplo. "Todo mundo precisa estar no LinkedIn hoje", diz a consultora Katie Fogarty. Segundo ela, se você manter seu perfil no LinkedIn apenas com títulos breves, experiência resumidas e poucas informações, "você pode perder algumas grandes oportunidades".

Para chamar a atenção não só dos recrutadores, mas também de outras pessoas que procuram por suas habilidades, é preciso que sua conta no LinkedIn retrate seu verdadeiro perfil profissional. A seção "experiência" deve listar suas realizações profissionais, dando destaque às atividades que você mais se orgulha. No sumário, em vez de apenas identificar suas habilidades, "é preciso dar sentido a sua personalidade", diz Fogarty. A foto de perfil também deve ser escolhida com bastante cuidado. A consultora recomenda que os usuários utilizem fotos profissionais de ótima qualidade para retratarem seus perfis. Deixe as fotos de suas férias e de momentos descontraídos para o Facebook.

Abaixo você vê quatro dicas importantes para potencializar o poder de seu perfil no LinkedIn:

1. Acesse seu perfil com regularidade

Mesmo que seja apenas uma hora por semana, ou a cada duas semanas, é preciso acessar sua conta no LinkedIn. Verifique se seu perfil está atualizado, analise o que suas conexões estão fazendo e procure por oportunidades. Esteja ativo em grupos de discussões na rede social para que você possa mostrar que sempre está à disposição para receber propostas ou ajudar seus contatos.

2. Comunique-se

"O LinkedIn é uma rede social, que assim seja social", diz Fogarty. Responder mensagens recebidas, aceitar solicitações de conexão e comentar publicações são importantes para manter sua relevância na rede. "A chave é interagir e ser visto", observa a consultora. Ao enviar uma solicitação de conexão, não se contente apenas em enviar a mensagem padrão 'Eu gostaria de me conectar com você...'. Personalize a mensagem, explicando porque você quer se conectar profissionalmente com determinado contato.

3. Ajude suas conexões

Esteja atento aos seus contatos no LinkedIn para verificar quais são os interesses do momento. Se você ficar sabendo de uma oportunidade de trabalho que não lhe interessa, mas que pode ser útil para alguma de suas conexões, compartilhe ou envie diretamente para o contato em questão. Você também pode fazer isso com artigos relevantes que podem ajudar na carreira de algum profissional conhecido. Se você colaborar com o crescimento profissional de sua rede de contatos, é provável que eles lhe ajudem quando você precisar.

4. Utilize o recurso "em comum"

Saber o que um determinado contato tem em comum com seu perfil profissional pode ser de grande ajuda para encontrar talentos que se assemelham com habilidades que você possui ou precisa para completar sua equipe. Separar suas conexões de acordo com a formação, campo de trabalho ou interesses é uma ótima maneira de recrutar pessoas para um projeto. "Há algumas coisas que você quer anunciar para todas as suas conexões, como uma promoção de trabalho. Mas há outras coisas que você quer compartilhar apenas com um grupo específico de pessoas que são suscetíveis a estarem interessadas", ressaltou Fogarty.

As dicas acima podem ajudar você a potencializar seu perfil para conseguir novas oportunidades de trabalho ou para ajudar no crescimento profissional de suas conexões. Lembre-se sempre que o LinkedIn é uma rede social profissional, portanto deixe conteúdos de entretenimento para outra plataforma. Caso contrário você poderá ser mal visto por seus contatos.

Via Fortune

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.