15 dicas para gerenciar as redes sociais durante o seu evento

Por Colaborador externo

Por Vinicius Aguiari*

Em meio a tantos detalhes para serem administrados durante o seu evento, seja ele uma palestra, uma conferência ou uma maratona, gerenciar as redes sociais pode parecer simples.

Porém, para evitar crises, atender os participantes e gerar o maior "buzz" positivo possível para o seu evento é preciso realizar uma série de medidas com antecedência. Para tornar mais fácil o planejamento, vamos dividi-las em três partes de acordo com as fases do evento.

Antes

1. Escolha alguém para cuidar das redes sociais

Esta pessoa será responsável por selecionar e agendar conteúdo; responder dúvidas e reclamações dos participantes; coletar perguntas; divulgar mensagens e etc.

2. Agende o conteúdo com antecedência

Você pode registrar antes, por exemplo, os horários das apresentações e dos intervalos; locais de atendimento ao público; onde ficam os restaurantes e banheiros; pontos de ônibus e táxi.

3. #DefinaUmaHashtag

Algo como #MostradeCinema ou #CopadoMundo, por exemplo. Ela poderá ser usada em todas as redes, como Twitter, Instagram e Facebook. No fim, será possível indexar todo o conteúdo gerado sob uma única marca.

4. Selecione pessoas chaves para estimular o debate

De forma geral, pessoas chaves e influentes iniciam as conversas e estimulam outros participantes a emitirem suas opiniões. Faça parcerias.

5. Crie um evento ou lugar no Foursquare

Será neste local que os participantes farão check-in, divulgando o evento para seus seguidores. Ele também poderá ser usado no Instagram.

Durante

6. Ouça o que os participantes estão dizendo nas redes

Principalmente no Twitter! O microblog funciona como um termômetro dos acontecimentos.

7. Não deixe as reclamações sem respostas!

Um participante vai ficar mais satisfeito ao saber que alguém está trabalhando para atender sua queixa. Repasse-as para o setor responsável.

8. Use um tom de voz nas redes de acordo com o seu evento

Seu evento é uma conferência profissional ou de entretenimento? Ajuste sua voz de acordo com o seu público.

9. Estimule os participantes

Utilize os intervalos para divulgar hashtags, @nomesdeusuários e páginas no Facebook nos painéis digitais. Se possível, também compartilhe opiniões emitidas pelo público.

10. Retuite as opiniões (positivas) de seus participantes!

Permita que outras pessoas saibam como os participantes estão avaliando o seu evento.

Depois

11. Responda as mensagens que não conseguiu retornar durante o evento

Mais vale um retorno tardio do que retorno nenhum, concordam?

12. Agradeça a presença e participação dos presentes

Seja cordial e diga que espera encontrá-los novamente em breve.

13. Divulgue e promova o conteúdo relacionado

Que tal compartilhar a apresentação de um de seus palestrantes no SlideShare?

14. Elabore uma pesquisa de satisfação para ser respondida online

Ferramentas como o Google Docs ou o Survey Monkey podem ser úteis para a coleta de opiniões, queixas e sugestões.

15. Siga sua intuição

Ela pode ser muito útil na hora de tomar uma decisão com um prazo curto!

E tenha um bom evento!

*Vinicius Aguiari é city marketing manager da Eventioz.

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