Você seria digno (ou esperto) o bastante para levantar o martelo de Thor?

Por Redação | 14.10.2015 às 09:29

Como você deve ter visto nos cinemas, ninguém além do próprio Thor é digno o suficiente de levantar o Mjolnir, o martelo sagrado de Asgard. Tanto que, ao longo dos mais de 50 anos de existência do personagem, foram poucos os heróis que conseguiram tal proeza nos quadrinhos. Enquanto os deuses justificam essa limitação a partir da magia, um grupo de engenheiros decidiu usar a ciência não apenas para explicar o porquê, mas também para recriar a arma em nosso mundo.

Em seu canal Sufficiently Advanced, o engenheiro elétrico Allan Pan decidiu brincar com a ideia ao desenvolver uma réplica do martelo nórdico em que somente alguém realmente justo poderia tirá-lo do chão. E é óbvio que ninguém conseguiu. Mas a pergunta é: como ele fez isso?

Na falta de um encantamento de Odin, Pan usou algo mais próximo dos mortais para criar o mesmo efeito: magnetismo. Dentro da estrutura do martelo, ele colocou um transformador eletromagnético de um micro-ondas integrado a um sensor capacitivo que reconhece o toque feito na empunhadura da arma. Assim, quando alguém segura o equipamento, ele ativa o campo magnético e se transforma em um enorme imã impossível de ser levantado.

É claro que para fazer a brincadeira funcionar o engenheiro precisou de alguns truques. Repare no vídeo que o Mjolnir é sempre colocado sobre alguma estrutura metálica, como a tampa de um bueiro ou mesmo uma placa de ferro. É isso que faz com que ninguém seja capaz de levantá-lo. Ao tocarem no cabo do martelo, ele reconhece o toque e ativa o imã, fazendo com que o magnetismo gerado seja muito maior do que a força que uma pessoa normal aplicaria para levantá-lo.

Além disso, Allan Pan escondeu ali um pequeno sensor de impressões digitais. Isso faz com que, ao segurar a arma asgardiana, o sistema o reconheça e desligue o imã, o que torna o processo de erguer o martelo muito mais simples. Seria esse o grande segredo do Thor?

O melhor é que mesmo com seu funcionamento revelado ainda é engraçado ver as pessoas sofrendo para tentar tirar o Mjolnir do chão. Apesar de sua estrutura relativamente simples, o magnetismo criado é tão forte que ninguém consegue nem mesmo movê-lo por alguns milímetros.

Quer dizer, quase ninguém. Assim como o próprio Thor tem como vilão o traiçoeiro deus Loki, alguém conseguiu driblar o segredo do martelo sagrado e o levantou não pelo fato de ser digno, mas por ser inteligente. Percebendo que o truque estava no cabo da arma, um homem simplesmente tirou o Mjolnir de cima da placa de ferro empurrando-o para o lado. Isso fez com que ele pudesse segurar o mítico armamento sem qualquer problema.

Se bem que nem mesmo nos quadrinhos é tão difícil assim. Pelo jeito, Asgard precisa fazer uma atualização nesse martelo.

Mjolnir Marvel

Via: Sufficiently Advanced (YouTube), CNET