Nova Vespa dos quadrinhos é referência ao filme do Homem-Formiga

Por Redação | 19.05.2016 às 13:14

Os quadrinhos dos Vingadores e os filmes da Marvel estão se tornando cada vez mais próximos, apesar de não terem nenhum tipo de ligação específica. E agora, essa aproximação se torna ainda mais presente com a introdução da nova versão da personagem Vespa. Ela é Nadia Pym, filha de Hank Pym, o criador da armadura capaz de alterar o tamanho de seu usuário.

A origem da personagem é uma referência direta ao filme do Homem-Formiga, apesar de as semelhanças pararem por aí. Nos cinemas, a Vespa é Hope van Dyne, filha de Hank (que também foi o primeiro a vestir o manto do herói) com a Vespa original, Janet van Dyne. Na história, o pai faz de tudo para que ela não saiba o que aconteceu com a mãe – que se sacrificou durante o uso da roupa que garante os poderes de miniaturização – e, mais do que tudo isso, não siga os passos dela.

Nos quadrinhos, entretanto, a coisa funciona de forma diferente. Nadia Pym é filha do Homem-Formiga original com sua primeira esposa, Maria. Ela recebeu treinamento na União Soviética e, por conta disso, sua trama tem ligações com a de outros personagens do universo da Marvel, como a Viúva Negra e o Soldado Invernal. Essas conexões serão reveladas mais adiante nos quadrinhos, mas o que sabemos desde já é que, se tem uma coisa que ela herdou do pai, foi sua alta inteligência e seu gênio científico.

A referência ao universo cinematográfico da Marvel foi confirmada pelo roteirista Mark Waid, que mais do que uma inspiração, afirmou que a nova Vespa dos quadrinhos presta uma homenagem ao longa. Para ele, ao lado do editor Tom Brevoort, essa foi uma ótima maneira de aproximar as HQs dos cinemas sem que Janet van Dyne, a personagem original, tivesse sua importância diminuída ou esquecida.

Além disso, a introdução da personagem aumenta a diversidade dos Vingadores, com a chegada de mais uma mulher à equipe. E, mais do que isso, uma representante altamente inteligente, já que no universo da Marvel, como citou Waid, a maioria dos gênios são do sexo masculino.

A nova Vespa aparecerá na edição 9 da série All-New All-Different Avengers – apesar de sua primeira aparição, de verdade, ter acontecido em uma HQ gratuita disponibilizada pela Marvel no início do mês. A marca representa uma renovação nos personagens clássicos da Casa das Ideias, cujos mantos, agora, foram assumidos por novos protagonistas. As mudanças, por exemplo, envolvem uma versão mais velha de Steve Rogers, enquanto o Capitão América é o antigo Falcão, Sam Wilson; o Coisa como integrante dos Guardiões da Galáxia; ou Gwen Stacy como Mulher-Aranha, apenas para citar alguns exemplos.

Fonte: CBR