Nova revista de Os Flintstones traz personagens mais sérios e crítica social

Por Redação | 30.06.2016 às 18:54

Os Flintstones estão de volta, mas não do jeito que você se lembra. A DC Comics decidiu revitalizar boa parte dos personagens da Hanna-Barbera em uma nova linha de quadrinhos com uma pegada bem diferente daquela que estávamos habituados a ver nos desenhos animados antigos. E isso fica mais do que evidente nas primeiras páginas divulgadas da revista da família pré-histórica, que chega às bancas na próxima semana e teve uma pequena prévia divulgada pela editora. E aí, pronto para ver sua infância com outros olhos?

Para os fãs mais conservadores, o novo traço de Os Flintstones é realmente um choque. Como a ideia da DC é dar uma abordagem nova a esses personagens, ela optou por abandonar o traço cartunesco para adotar algo um pouco mais adulto e realista, semelhante ao que vemos nos quadrinhos de super-heróis. E o próprio tom da história também amadureceu, como essa prévia revela. Com roteiro de Mark Russel, a trama aborda algumas questões sociais bem delicadas, fazendo um paralelo bem interessante entre a fictícia Bedrock e o nosso mundo.

Dentro desse enredo, Fred e Barney são forçados pelo seu chefe a convencer um grupo de Neandertais a aceitarem um sistema de trabalho abusivo em sua pedreira, fazendo uma alusão direta aos vários casos de trabalho escravo que existem por aí. Como fica claro na sinopse, a ideia é cutucar esse sistema adotado por algumas empresas de trazer estrangeiros ou pessoas de áreas mais distantes para trabalhar em uma grande cidade e fazendo descontos abusivos em seu salário para que, no fim, o indivíduo não receba nada, fazendo com que sua situação fique análoga à escravidão.

Flintstones

Mais do que isso, o novo gibi de Os Flintstones ainda leva os protagonistas a conhecerem o estilo de vida da elite de Bedrock, o que serve como uma provocação ainda maior para esse abismo social existente. Como Fred e Barney vão de um extremo a outro, a revista escancara essa realidade. É o tipo de abordagem ousada que você não espera ver em uma adaptação de um desenho infantil.

A nova revista de Os Flintstones chega às bancas norte-americanas no próximo dia 6 de julho e conta com os desenhos de Steve Pugh. Por aqui, ainda não há qualquer previsão de publicação — na verdade, nem sabemos se isso vai mesmo chegar neste canto das Américas. De qualquer forma, vale a pena fica de olho não apenas nessa nova versão, mas em outras adaptações dos clássicos da Hanna-Barbera para ver se as propostas continuam igualmente interessantes.

Via: Comicbook Resources